Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: ‘Presidente está em repouso absoluto, mas muito bem’, diz ministro
Publicado 10/12/2024 • 14:36 | Atualizado há 11 meses
Esses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Publicado 10/12/2024 • 14:36 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estava se queixando de dores durante as reuniões com ministros na segunda-feira (9), de acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta. Em entrevista a analista Julia Lindner, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (10), o ministro contou que, apesar dos sintomas e de estar visivelmente cansado, o presidente seguiu com a agenda.
“Não estávamos preparados. Houve até uma sugestão para ele reduzir os compromissos e a ideia era que ele fizesse hoje os exames”, disse o ministro. “Porém, no final da tarde, ele sentiu dores de cabeça e decidiu realizar os exames ainda na noite de ontem. Os resultados indicaram a necessidade da intervenção. Felizmente, ele está se recuperando bem.”
Os médicos afirmam que, em até 48 horas, ele pode deixar a UTI e retornar a Brasília no início da próxima semana. “Ele pode retornar com uma agenda mais leve, mas assumindo plenamente seus compromissos”, disse.
Antes de sair do Palácio do Planalto, o presidente estava em reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado, discutindo temas como o orçamento e o pacote de ajuste fiscal.
Em relação a esses assuntos, Pimenta acredita que o Congresso cumprirá sua responsabilidade e que as medidas serão aprovadas antes do fim do ano.
“O Congresso tem responsabilidade com o país. E essas medidas de equilíbrio fiscal, elas não são boas só para o governo. Não seria plausível que o Congresso Nacional – por conta do interesse particular de alguns parlamentares que tem no tema das emendas a centralidade da sua atuação – ‘boicotar’ o país. Seria inadmissível e inaceitável”, disse Pimenta.
“Muitos parlamentares acabam transformando as emendas na sua razão de existir, na sua razão de vida, e isso reduz o papel do Parlamento. Nós não podemos ser refém dessa lógica. A gente tem que pensar naquilo que é importante pro Brasil, que é melhor pro Brasil, e eu acredito sinceramente que as medidas serão aprovadas”, afirmou o ministro.
Ainda de acordo com Pimenta, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a liberação, com uma série de restrições, do pagamento de emendas parlamentares, ajuda, de certa forma, a reequilibrar o jogo de forças entre os três poderes a partir do ano que vem.
“Eu acho que nós precisamos chegar em um ponto de equilíbrio. A decisão do Supremo Tribunal Federal, quando ela ocorre no sentido de preservar o cumprimento de princípios constitucionais que são fundamentais para esse modelo federativo que é o Brasil, eles são positivos. Agora, o Congresso, muitas vezes, ele acaba pecando por não legislar. A vida real não pode se submeter ao ritmo do Parlamento. Nós precisamos ter respostas. O Brasil está caminhando para esse equilíbrio”.
O presidente Lula, de 79 anos, foi submetido na madrugada desta terça-feira (10) a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma subdural, consequência de uma queda ocorrida em 19 de outubro. O procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, ocorreu sem complicações.
Segundo a equipe médica, Lula está estável, consciente e conversando normalmente. Ele permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por aproximadamente 48 horas antes de ser transferido para um quarto. A expectativa é que o presidente retorne a Brasília no início da próxima semana.
“Se o estado de saúde continuar estável, ele poderá retomar as atividades normais”, esclareceu o médico. “O presidente continuará em observação na UTI por mais 48 horas, mas está bem, alimentando-se e consciente.”
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, disse há pouco em seu perfil no Instagram que o presidente “já já estará de volta”.
“Passando para agradecer por todas as orações, o afeto e as boas energias que o meu amor, o presidente Lula, tem recebido no dia de hoje. Depois da cirurgia muito bem-sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos!”, escreveu Janja.
“Ele, que ama cuidar das pessoas, está recebendo todo o cuidado necessário para uma rápida recuperação. Já já ele estará de volta”, declarou a primeira-dama.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Em carta de renúncia, ex-diretor da Ambipar acusa presidente de falta de transparência: ‘Estou sendo surpreendido com operações e negócios que você nunca me inteirou’
5
Brasil retoma exportações de carne de frango para a Malásia