CNBC

CNBC Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças

Notícias da política brasileira

STF derruba sigilo de decisão que prendeu Braga Netto

Publicado 14/12/2024 • 11:11 | Atualizado há 7 meses

Redação Times Brasil, com Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o sigilo da decisão que prendeu o general da reserva Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL).
  • A prisão está relacionada às investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado ocorrida após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em 2022.
  • Desde 2023, a PF conduz duas frentes de investigação sobre o caso.

Fernando Frazão/Agência Brasi

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o sigilo da decisão que prendeu neste sábado (14) o general da reserva Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL).

A prisão está relacionada às investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado ocorrida após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em 2022.

Desde 2023, a PF conduz duas frentes de investigação sobre o caso. A primeira foca na participação de militantes extremistas, apoiadores e financiadores dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

A segunda linha de apuração mira políticos e aliados do ex-presidente Bolsonaro. Até o momento, os trabalhos resultaram na prisão de ex-assessores do ex-presidente, além de integrantes das Forças Armadas.

Antes da prisão de tenente-coronel Mauro Cid e de Braga Netto, outro general do Exército, três membros das Forças Especiais – conhecidos como “kids pretos” – e um policial federal foram detidos em novembro, sob a acusação de planejarem um golpe para impedir a posse de Lula e restringir o funcionamento do Poder Judiciário.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira