Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O mercado dos gigantes: entenda o crescimento recorde de edifícios super-altos no Brasil e no mundo
Publicado 25/12/2025 • 16:30 | Atualizado há 2 horas
Antiturismo, bem-estar e IA: 5 tendências que devem moldar as viagens em 2026
EXCLUSIVO: Nvidia faz aposta bilionária em IA e compra rival criada por ex-engenheiros do Google
De burnout à IA: ex-médico cria startup avaliada em mais de US$ 460 milhões
Próxima fase da IA vai focar eficiência e redução de custos, diz ex-dirigente do Facebook
Waymo atualiza frota autônoma após falha urbana em São Francisco
Publicado 25/12/2025 • 16:30 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Grandes cidades ao redor do mundo têm pontos turísticos que oferecem vistas panorâmicas, muitas vezes a partir de arranha-céus. O título de prédio mais alto do mundo pertence ao Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, com mais de 800 metros de altura.
Mas e se fosse possível não apenas visitar, mas morar nas alturas? O Brasil está prestes a entrar nesse patamar com o Senna Tower, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, projetado para ultrapassar 550 metros e se tornar a maior torre residencial do mundo. O nome da torre homenageia a marca Senna, ligada ao legado do campeão da Fórmula 1, e o projeto é liderado por Stephanie Domeneghini.
O Senna Tower é considerado um dos edifícios mais complexos em termos de engenharia global. Bob de Souza, CEO do CTE, destaca em entrevista ao Originais Times – Exclusivo CNBC desafios como altos custos de fundações, estruturas e fachadas, financiamento complexo, cronogramas longos, demanda energética intensa e logística operacional desafiadora.
Além disso, construções desse tipo exigem atenção ambiental durante a fase de obra e operação. Apesar das dificuldades, essas torres residenciais têm grande apelo no mercado de luxo, normalmente localizadas em regiões premium, garantindo valorização, rentabilidade e reconhecimento internacional, especialmente se contemplarem certificações de sustentabilidade.
O crescimento de prédios altos é uma tendência global consolidada. Em 2025, existem mais de 2.400 edifícios com grandes alturas no mundo, mais que o dobro desde 2017. A China lidera a construção com 61 novos edifícios super altos em 2023, seguida por Emirados Árabes, Estados Unidos e Coreia do Sul. No Brasil, há cerca de 154 edifícios de grande altura, sendo 100 em execução e o restante em projeto.
O Senna Tower, com conclusão prevista entre 2033 e 2035, estará entre os 100 maiores prédios do planeta, inspirando novas cidades verticais, liberando espaço para áreas verdes e infraestrutura urbana, e consolidando o conceito de verticalização como oportunidade rentável e transformadora para construtoras e para a requalificação urbana.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada
2
Barulho nas redes, alta na bolsa: dona da Havaianas apaga perdas e sobe milhões
3
Caso Havaianas: “Silêncio estratégico é melhor do que barulho”
4
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
5
Em 2026, “vai faltar ação para comprar” no Brasil, diz especialista do mercado financeiro