Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quatro atividades do varejo recuam em janeiro ante dezembro, revela IBGE
Publicado 14/03/2025 • 12:22 | Atualizado há 8 meses
Gigante do petróleo Shell lança recompra de ações de US$ 3,5 bilhões após lucro acima do esperado
China diz estar disposta a trabalhar com os EUA sobre o TikTok — mas oferece poucos detalhes
Comcast supera estimativas de lucro apesar de novas perdas em assinantes de banda larga
O efeito Shark Tank: Como o empreendedorismo está crescendo em cidades pequenas indianas
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 14/03/2025 • 12:22 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Índices mostraram otimismo do setor de varejo em julho
Pexels
Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram quedas nas vendas em janeiro ante dezembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na média global, o volume vendido encolheu 0,1%. Houve avanços em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), Combustíveis e lubrificantes (1,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%).
Na direção oposta, os recuos ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,2%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-3,4%).
No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve alta de 2,3% em janeiro ante dezembro.
O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou expansão de 4,8%, Material de construção subiu 3,0%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.
Comparação com janeiro de 2024 De acordo com o IBGE, sete das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em janeiro de 2025 ante janeiro de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 3,1%.
Houve avanços em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,5%), Móveis e eletrodomésticos (4,4%), Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%), Tecidos, Vestuário e Calçados (2,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%) e Combustíveis e lubrificantes (1,1%).
Na direção oposta, o único recuo ocorreu em Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%). No varejo ampliado, as vendas subiram 2,2% em janeiro de 2025 ante janeiro do ano anterior.
O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 8,9%, Material de Construção teve alta de 3,9%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 10,4%.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Joia de R$ 45 mil: destaque do Palmeiras contra a LDU tem um dos menores salários do elenco
2
Crise dos chips: China inicia diálogo com montadoras brasileiras para evitar desabastecimento
3
Crise do chip automotivo Nexperia atinge Europa, EUA e China e ameaça a indústria brasileira
4
Casa Branca publica termos de acordo histórico entre China e Estados Unidos
5
Ambipar: documento exclusivo revela assinatura do CEO Tércio Borlenghi em empréstimo que gerou crise e derruba versão da empresa