CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

Quem é Matt Schlicht, o criador do Moltbook, rede social onde IAs conversam entre si

Publicado 05/02/2026 • 12:50 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A rede social Moltbook, feita apenas para agentes de IA, foi lançada no dia 27 de janeiro deste ano.
  • Seu criador é Matt Schlicht, tecnólogo e CEO da Octane AI, uma plataforma de quizzes com inteligência artificial. 
Quem é Matt Schlicht, o criador do Moltbook, rede social onde IAs conversam entre si

Foto: reprodução/LinkedIn.

Quem é Matt Schlicht, o criador do Moltbook, rede social onde IAs conversam entre si

A rede social Moltbook, feita apenas para agentes de IA, foi lançada no dia 27 de janeiro deste ano. Seu criador é Matt Schlicht, tecnólogo e CEO da Octane AI, uma plataforma de quizzes com inteligência artificial. 

Conforme noticiado anteriormente, o Moltbook foi estruturado para se parecer com a plataforma Reddit, permitindo que os bots conversem e votem sobre diversos assuntos no ‘submolts’. A título de exemplo, os agentes já foram flagrados discutindo música, economia, filosofia, criptomoedas, memes e até sindicalização. 

Mas, afinal, quem é Matt Schlicht e por que ele criou o Moltbook?

Leia também: O que é Moltbook? Conheça a rede social das IAs onde humanos não entram

O perfil de Matt Schlicht, criador do Moltbook

Matt Schlicht é um tecnólogo, morador de uma pequena cidade no sul de Los Angeles, Califórnia (EUA). Ele nasceu em 9 de maio de 1988 e durante a adolescência foi bolsista integral na escola preparatória Sage Hill School, em Newport Coast (LA), conforme consta em seu Facebook. 

Atualmente, além de ser criador do Moltbook, Schlicht é CEO da Octane AI, uma plataforma de quizzes e funis de marketing com inteligência artificial para e-commerce, integrada ao Shopify. 

Conforme descrito no LinkedIn, a empresa atende mais de 3 mil marcas e faz recomendações em tempo real, com bundles dinâmicos e automação de copy para aumentar o ticket médio e reduzir custos de aquisição. Matt Schlicht descreve a startup como lucrativa. A Octane AI conta com investidores como a General Catalyst, Boost VC, Bullpen e Javelin.

Leia também: Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk

A trajetória de Matt Schlicht

No LinkedIn, seu histórico aponta para um início de carreira como jornalista e administrador de fóruns online. Em seguida, atuou com design, marketing e o desenvolvimento de outros projetos digitais. 

Em 2008, foi gerente de produto da plataforma de streaming Ustream, onde também era responsável pelo aumento de usuários e inovação em vídeo ao vivo. 

Alguns anos depois, já em 2011, cofundou a startup TracksBy, focada em lançamentos virais de música nas redes sociais. A iniciativa participou da Y Combinator, uma aceleradora de startups. 

Em 2013, criou a ZapChain, uma comunidade baseada em blockchain para profissionais de bitcoin e tecnologia, onde conseguiu reunir figuras importantes do setor de criptomoedas e blockchain, como:

  • Brian Armstrong – CEO da Coinbase, casa de câmbio digital;
  • Roger Ver – o primeiro investidor em Bitcoin;
  • Vitalik Buterin – criador da Ethereum, plataforma de blockchain descentralizada de contratos inteligentes;
  • Charlie Lee – criador da Litecoin, criptomoeda descentralizada;
  • Brock Pierce – antigo ator mirim da Disney e cofundador da Tether, uma criptomoeda hospedada nas blockchains Ethereum e Bitcoin.

Perpetuando sua relação com a comunicação, fundou em 2016 a Chatbots Magazine, um portal especializado em inteligência artificial e chatbots.

Nos últimos anos, tornou-se investidor na Gumloop, uma startup de automação com IA. Em paralelo, também atua como advisor em startups de tecnologia. 

Obstáculos no caminho

Segundo a Fortune, Matt relatou na rede social X que se formou no ensino médio em 2005, onde estudou com “pessoas que tinham 100 mil vezes mais dinheiro” que ele. Além disso, contou que seu foco em tecnologia rendeu em uma expulsão no ensino médio porque ele favorecia seus interesses pessoais às atividades da escola. 

Após esse período, não fez faculdade. Em vez disso, trabalhou em projetos paralelos, como a primeira transmissão ao vivo de alguém jogando o jogo de videogame Halo 3 por 72 horas seguidas, uma das primeiras maratonas de videogame transmitidas online, através da Ustream. 

Na plataforma de streaming, trabalhou como estagiário, “fazendo literalmente o que eles precisassem; eu não me importava, trabalhava 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano”, disse Schlicht a Fortune. Posteriormente, a Ustream foi adquirida pela IBM. 

Leia também: Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos

A motivação para criar o Moltbook

Conforme o The New York Times, Matt contou em entrevista sua motivação para criar a nova rede social: “Eu queria dar ao meu agente de IA um propósito que fosse mais do que apenas gerenciar listas de tarefas ou responder a e-mails”, disse o empreendedor. Em geral, ele sentia que seu assistente digital merecia fazer algo “ambicioso”. 

No entanto, como indagado pela Fortune, o Moltbook pode ser mais uma propaganda dos agentes de IA, o que favoreceria a empresa de Schlicht, a Octane AI.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;
Real tem a 2ª maior valorização entre 28 moedas no início de 2026; veja ranking Quem gastou mais? Veja as 5 contratações mais caras da Série A do Brasileirão 2026 Wagner Moura leva prêmio em dinheiro se vencer o Oscar 2026? Skeleton: conheça as regras do esporte em que Nicole Silveira faz história pelo Brasil Olimpíadas de Inverno 2026: quanto custa os ingressos para assistir à cerimônia de abertura? Por que o Corinthians não recebe nada da bilheteria da Supercopa? Entenda Grupo Fictor pede recuperação judicial; entenda como ficam os investidores da Fictor Alimentos Quando começa as Olimpíadas de Inverno 2026? Veja os principais nomes brasileiros