Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Rota Bioceânica: obra da ponte binacional tem prazo para conclusão; veja quando será
Publicado 19/02/2025 • 18:22 | Atualizado há 8 meses
ALERTA DE MERCADO:
Bolsa abre em alta, aos 142 mil pontos
Publicado 19/02/2025 • 18:22 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Obra da ponte que fará parte da Rota Bioceânica.
Foto: Álvaro Rezende.
A Rota Biocêanica vai ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile (no oceano Pacífico), passando pelo Chaco paraguaio e pela Argentina.
Nesta quarta-feira (19) começou o Seminário Internacional da Rota Bioceânica, em Campo Grande (MS), e foi anunciada a conclusão da construção da ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Alto Paraguay) para o primeiro trimestre de 2026.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.
Ao todo, a travessia terá extensão de 1.294 metros e será dividida em três partes: duas constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, com 632 metros, com vão central de 350 metros.
Na solenidade de abertura do Seminário, o governador Eduardo Riedel destacou que este novo corredor vai promover integração, impulsionar o comércio, mas acima de tudo proporcionar um sentimento de fraternidade e irmandade com os países vizinhos.
“O que nos une é tirar este sonho do papel. Temos a obrigação de motivar a nossa gente. O sentimento de irmandade é o principal elo da Rota Bioceânica, muito mais do que as obras e comércio internacional. Estes benefícios envolvem toda população ao longo deste caminho”, afirmou o governador.
Riedel ponderou que os países envolvidos terão grandes desafios pela frente, tanto na infraestrutura física, como nos demais compromissos. “Vamos buscar a fluidez e integração em todas as áreas, que vai ser um desafio para nossas diplomacias. A rota será um motivo de competitividade ao setor privado. No ano que vem teremos a inauguração da ponte (binacional) e as diversas estradas para viabilizar o corredor”.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participou da abertura. Ela destacou que além da rota por Porto Murtinho, há outros quatro corredores em andamento ligando o Brasil aos países da América do Sul, rumo ao Oceano Pacífico. Sobre o corredor do Mato Grosso do Sul, destacou que as ações estão avançadas.
“Uma alegria fazer parte deste processo. Somos um povo de paz com nossos vizinhos da América do Sul, o que nos dividem são meras ruas estreitas. Esta unidade nos faz ter uma riqueza única. Hoje temos uma política de Estado com cinco rotas de integração Sul-Americana”.
O Seminário Internacional da Rota Bioceânica é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). As atividades seguem até a próxima quinta-feira (20).
O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios que serão gerados pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os quatro países ao Oceano Pacífico rumo ao mercado asiático.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
De quem é a culpa da crise dos COEs de Ambipar e Braskem?
Preço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história
SoftBank comprará divisão de robótica da ABB por US$ 5,4 bilhões para ampliar presença em IA
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA