Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Qual o salário do prefeito da cidade de São Paulo?
Publicado 12/11/2024 • 13:05 | Atualizado há 8 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 12/11/2024 • 13:05 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Ricardo Nunes durante campanha de 2024
Luis Blanco
Após disputa no segundo turno, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito da cidade de São Paulo. Com isso, ele seguirá sendo o chefe do Poder Executivo de um município que recebe o maior salário entre os prefeitos das capitais brasileiras.
A Constituição Federal define que a remuneração dos prefeitos deve ser estabelecida pela Câmara Municipal de cada cidade e o valor precisa ser menor do que o pago para um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente é de R$ 44 mil.
Com base na consulta feita pela CNBC Brasil nos dados disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo, a remuneração bruta de Ricardo Nunes, em 2024, é de R$ 38.039,38.
Após uma disputa acirrada no primeiro turno, Ricardo Nunes venceu o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com folga no segundo. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito recebeu 59,35% dos votos válidos (3.393.110 votos) contra 40,65% (2.323.901) do oponente.
Essa foi a primeira eleição de Ricardo Nunes para o cargo de prefeito. Eleito vice-prefeito de São Paulo em 2020, Nunes assumiu o comando da maior cidade do País após a morte do então prefeito Bruno Covas (PSDB), vítima de um câncer.