Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Sem energia nuclear, não há transição energética”, afirma presidente da ABDAN durante o Energy Summit
Publicado 24/06/2025 • 17:44 | Atualizado há 2 meses
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 24/06/2025 • 17:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Durante o Energy Summit 2025, realizado no Rio de Janeiro, o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, defendeu o papel estratégico da energia nuclear na matriz energética brasileira.
Segundo Cunha, a fonte é fundamental para garantir estabilidade no fornecimento de eletricidade e atender à demanda crescente do país. “Sem energia nuclear, não há transição energética”, afirmou, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
De acordo com o presidente da ABDAN, a energia nuclear exerce papel estratégico no Brasil não apenas na geração elétrica, mas também na medicina, segurança nacional e conservação de alimentos.
O dirigente explicou que a matriz energética brasileira avançou na produção de energia solar e eólica, o que gerou maior intermitência no sistema. “A gente precisa de energia disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem oscilação”, afirmou.
O Plano Nacional de Energia 2050 prevê a construção de 8 a 10 gigawatts de capacidade nuclear, o equivalente a cerca de oito novas usinas. Para Cunha, isso permitirá reduzir a dependência de térmicas a carvão e a óleo, responsáveis por maiores emissões de gases de efeito estufa.
Além do setor elétrico, a tecnologia nuclear é aplicada na medicina, com o uso de radiofármacos para diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. Cunha destacou que o Brasil ainda enfrenta dificuldades no abastecimento desses insumos, situação agravada durante a pandemia e, mais recentemente, pelo conflito em Israel.
“Estamos construindo o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), em Iperó, que vai produzir parte desses radiofármacos e permitir pesquisas.”
Leia também:
Ordem de Trump sobre energia nuclear podem abrir caminho para pequenos reatores nos EUA até 2030
Amazon, Google e Meta apoiam triplicar a energia nuclear até 2050; veja
Índia deve investir US$ 62 bilhões em energia nuclear, dizem fontes
O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo, mas apenas um terço do território nacional foi pesquisado. Segundo Cunha, se as demais áreas forem mapeadas, o país pode se tornar o principal detentor de jazidas do mineral. Além das reservas, o Brasil domina todo o ciclo de produção do combustível nuclear, o que poucos países conseguem.
“A gente vende muito ferro. Agora, podemos vender pastilhas de combustível para usinas nucleares do mundo todo. Isso está crescendo imensamente”, disse.
A conservação de alimentos é outra área que, segundo Cunha, pode se beneficiar da tecnologia nuclear. Alimentos irradiados mantêm-se próprios para consumo por até cinco anos, sem prejuízo à saúde humana. Atualmente, cerca de 30% da produção destinada à exportação é perdida antes de chegar ao destino, devido à maturação precoce ou deterioração. Cunha defendeu o uso dessa tecnologia para conquistar novos mercados, especialmente no Oriente.
O Energy Summit ocorre em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e reúne mais de 10 mil pessoas e 3 mil empresas até quarta-feira (25). O evento antecede a COP 30, que será sediada em Belém, em novembro.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings