CNBC
Warner Bros. Discovery anuncia que serviço de streaming voltará a se chamar HBO Max

CNBCHBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira

Notícias do Brasil

Crise dos chips: setor automotivo busca governo por risco de paralisação de montadoras em todo o país

Publicado 23/10/2025 • 15:31 | Atualizado há 3 horas

EUA anunciam investigação sobre importação de chips e eletrônicos, abrindo caminho para novas tarifas.

Unsplash

Chips

Fabricantes de veículos estão procurando o governo federal em busca de ajuda para contornar uma crise global que pode levar à paralisação das atividades das montadoras em todo o país nas próximas semanas.

A crise foi desencadeada pela disputa pelo controle da Nexperia, indústria de semicondutores de origem chinesa que passou a ser controlada pelo governo holandês sob pressão dos Estados Unidos.

Em carta enviada ao presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) também manifestaram preocupação.

No documento, ao qual o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC teve acesso, as entidades relatam uma redução significativa na disponibilidade de componentes eletrônicos essenciais para módulos de controle, sistemas de injeção e produtos de alta tecnologia aplicados em veículos leves, comerciais e industriais.

Leia mais:
Crédito para a indústria de transformação cai 40% em 12 anos, mostra estudo da CNI
BNDES já aprovou R$ 5,3 bilhões para empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA

“Esses componentes não possuem, no curto prazo, alternativas de fornecimento local ou regional, sendo críticos para o funcionamento de montadoras instaladas no Brasil, como Volkswagen, Stellantis, GM, Toyota, Hyundai e BYD, entre outras. O impacto se estende também às empresas de autopeças e de eletrônica embarcada, gerando risco real de paralisação de linhas de produção, impedindo inclusive o cumprimento de contratos de exportação e a execução de investimentos recentemente anunciados no país”, diz o documento.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, disse nesta terça-feira(23), que o problema no fornecimento de chips pode gerar uma “grande desordem” no setor automotivo e afetar toda a cadeia produtiva.

“Nas próximas três semanas já vamos começar a sentir problemas no fornecimento das montadoras. É um processo cadenciado — nem todas são afetadas da mesma forma —, mas nas próximas semanas e até o próximo ano isso será sentido, sem dúvida nenhuma”, afirmou Calvet ao Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC.

Para a Anfavea, uma interlocução do governo brasileiro com o governo chinês pode ajudar a destravar negociações e garantir que as exportações de semicondutores ao Brasil ocorram de forma mais estável.

“Temos um problema iminente decorrente da imposição de alíquotas e impostos de exportação pela China, o que afeta mercados como o do Brasil, da Europa e também dos Estados Unidos. Entendemos que se trata de uma questão inserida em um contexto geopolítico maior. É uma crise global, mas que pode ser amenizada com ações locais, como a atuação direta do governo brasileiro junto ao governo chinês”, destacou o presidente da Anfavea.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;