CNBC

CNBCNBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca

Notícias do Brasil

Linhas de trem de São Paulo serão modernizadas com maior sistema de sinalização da América Latina

Publicado 13/10/2025 • 11:08 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Siemens Mobility implementará tecnologia ATO sobre ETCS Nível 2 nas linhas 11, 12 e 13 da rede metropolitana de São Paulo.
  • Projeto cobre 140 km de trilhos, 46 estações e mais de 130 veículos equipados com sistema Trainguard ETCS.
  • Integração digital aumentará eficiência, segurança e capacidade operacional dos trens urbanos paulistanos.

Os trens metropolitanos de São Paulo terão novas tecnologias de sinalização e operação automática. Três linhas da rede — 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade — serão equipadas com o sistema ATO sobre ETCS Nível 2, em um projeto que cobre 140 quilômetros de trilhos e 46 estações.

O contrato foi firmado entre a concessionária Trivia Trens e a Siemens Mobility, responsável pelo fornecimento e implantação da solução. O projeto é o maior da América Latina com esse tipo de tecnologia.

O ATO (Automatic Train Operation) é o sistema de Operação Automática de Trens, responsável por acelerar, frear e parar os trens de forma precisa, com base em padrões definidos de desempenho e segurança. Já o ETCS (European Train Control System), ou Sistema Europeu de Controle de Trens, supervisiona digitalmente a movimentação das composições, garantindo intervalos regulares e comunicação contínua entre os trens e os centros de controle.

O contrato inclui a instalação do sistema europeu de controle de trens Trainguard ETCS em 107 composições, além de seis locomotivas da MRS, três da Trivia e 17 veículos auxiliares. A Siemens também fornecerá sistemas de intertravamento, o Centro de Blocos por Rádio (RBC), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATS) e equipamentos de via permanente. O escopo abrange ainda o comissionamento, a operação assistida e um período de garantia de dois anos.

A tecnologia ATO sobre ETCS combina dois sistemas: o ETCS Nível 2, que supervisiona e controla digitalmente os trens por meio da rede TETRA, e o ATO, que automatiza funções de condução, aceleração e frenagem. Essa integração permite intervalos regulares entre trens, paradas precisas nas plataformas e menor consumo de energia.

Com a adoção desse sistema, as linhas devem operar com maior confiabilidade e regularidade, reduzindo custos de manutenção e consumo energético. A estrutura modular permitirá atualizações futuras e novas expansões conforme o aumento da demanda de transporte. O projeto consolida a presença da Siemens Mobility no setor ferroviário brasileiro e marca um novo passo na digitalização da rede metropolitana de São Paulo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;