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‘Small talk’: 12 dicas para você se sair bem em interações rápidas

Publicado 08/12/2024 • 14:18

CNBC

Redação CNBC

Se você já teve a infelicidade de dizer algo errado em uma reunião de trabalho ou em uma festa de inauguração de uma casa de amigos, sabe como é fácil cometer gafes em conversas triviais, o famoso “small talk”. Essa interação comum pode ser complicada de se conduzir, mas é incrivelmente importante dominar. A conversa casual pode ajudar você a se entrosar com um CEO distante ou com aquele parente difícil de agradar.

Este ano, o site CNBC Make It entrevistou dezenas de especialistas sobre o que dizer, quais perguntas fazer e quais erros evitar se você se encontrar em uma sala cheia de desconhecidos. Spoiler: não tente ser descolado.

Aqui estão 12 dos melhores conselhos deles.

1. Não tente ser descolado ou profundo

Toda conexão duradoura, seja pessoal ou profissional, provavelmente começou com um comentário simples, escreveu o coach de discursos John Bowe para o CNBC Make It.

Em vez de se concentrar em dizer algo “profundo” ou “legal”, basta fazer uma observação sobre o ambiente ao seu redor. Dizer “Você conhece alguém aqui? Achei que conheceria mais pessoas” ou “O que você achou do lugar?” é uma forma segura de iniciar a conversa.

“Nenhuma dessas aberturas provavelmente vai te render um Pulitzer, mas trocar gentilezas não significa que você está sendo superficial ou falso”, ele diz. “Você está se colocando à disposição. Se suas palavras não são extremamente originais, e daí?”

2. Reformule as perguntas chatas

Só porque sua pergunta te mantém na área segurança, não significa que ela precisa ser chata. Há formas simples de transformar perguntas aparentemente previsíveis em questionamentos mais interessantes, diz Nicholas Epley, professor de psicologia da Universidade de Chicago.

“Pode parecer difícil reformular perguntas de forma que fiquem mais pessoais, mas na verdade é bem fácil quando você começa a procurar por isso”, ela diz.

Epley sugere as seguintes substituições:
– Em vez de “Você é casado?”, tente “Me fale sobre sua família.”
– Em vez de “Você tem hobbies?”, pergunte “Se você pudesse aprender qualquer coisa, o que seria?”
– Em vez de “De onde você é?”, pergunte “Qual a melhor coisa sobre o lugar onde você cresceu?”

3. Foque em quem você está conversando

É fácil ficar pensando “Estou sendo estranho?” ou “Será que a outra pessoa gosta de mim?” Esses pensamentos podem distrair você de realmente engajar com a outra pessoa, diz Bowe.

“Você pediu a atenção dessa pessoa; agora dê a sua para ela,” diz Bowe. “Concentre-se no que ela está dizendo e tente entender por que ela está dizendo isso.”

4. Use ‘respostas de apoio’

Pessoas que são boas em conversas triviais usam “respostas de suporte”, escreveu Matt Abrahams, professor da Universidade de Stanford e especialista em comunicação, no ano passado.

Quando alguém está contando uma história, uma pessoa habilidosa em conversas casuais responderá de uma maneira que mostre interesse em saber mais.

Vamos supor que um colega de trabalho está falando sobre seu colega de quarto irritante. Uma resposta de suporte seria perguntar como eles conheceram o colega de quarto ou há quanto tempo moram juntos.

O oposto de uma resposta de suporte é uma “resposta de mudança”, que é quando você direciona a conversa de volta para você mesmo. Uma resposta de mudança seria começar a falar sobre sua própria experiência ruim com um colega de quarto.

5. Balance a cabeça para concordar

Ser bom em conversas triviais geralmente significa ter uma alta inteligência emocional. Uma coisa que aqueles com um EQ (Quociente Emocional) elevado entendem é que a linguagem corporal é tão importante quanto as palavras faladas, diz Abrahams.

“Pessoas com um EQ mais alto são mais abertas em sua postura, elas acenam mais com a cabeça,” diz Abrahams.

6. Espelhe a energia da outra pessoa

Outro sinal de uma pessoa com alta inteligência emocional é a habilidade de perceber o clima de uma conversa e combinar essa energia. Essa técnica, chamada de espelhamento, pode ser útil durante conversas triviais.

Preste atenção no tom e na expressão facial da outra pessoa. Se ela está contando animadamente sobre o dia, sua resposta deve refletir esse sentimento.

7. Valide o outro

Conversa trivial não é a hora de dizer verdades difíceis. Independentemente de você concordar ou se identificar com outra pessoa, você quer fazê-la se sentir ouvida e vista.

Você pode fazer isso perguntando mais sobre ela, diz Abrahams, e dando mais respostas de “canal de retorno”, como “um-hum” e “entendi”.

8. Evite temas polêmicos

Conversa trivial também não é o momento de resolver os problemas do mundo. Aborto, livros proibidos, vacinas — todos esses tópicos são tabu e melhor evitar.

“Se você se sentir à vontade para abordar esses tópicos mais tarde, ótimo,” diz Bowe. “Mas para começar, mire em algo simples e próximo que você e a outra pessoa possam observar juntos.”

9. Tenha algumas perguntas na manga

A jornalista veterana de TV SuChin Pak já entrevistou alguns dos maiores ícones da cultura pop, incluindo Britney Spears e Oprah. É raro, diz ela, não saber o que dizer a alguém. Quando isso acontece, ela tem um “segredo” para fazer conversa trivial que qualquer um pode usar.

O maior conselho dela para manter uma conversa em qualquer situação? “Sempre tenha algumas perguntas no bolso que funcionem para todos,” ela disse ao CNBC Make It.

Suas duas perguntas favoritas para fazer a novos conhecidos são: “O que você gostaria que as pessoas entendessem do que você está fazendo?” e “Como você começou a fazer X?”

10. Peça conselhos

Uma maneira fácil de agradar alguém enquanto faz conversa trivial sem oferecer um elogio direto é pedir conselhos.

Uma série de estudos da Universidade de Harvard e da Universidade da Pensilvânia descobriu que gostamos mais de pessoas que pedem nossa orientação do que de pessoas que nos desejam boa sorte. Isso porque tendemos a pensar: “Eles foram espertos em pedir meu conselho porque sou inteligente.”

O tema não precisa ser profundo. Digamos que você está prestes a se mudar de apartamento. Uma maneira fácil de fazer conversa e agradar a outra pessoa é perguntar “Como você decidiu quais mudanças fazer?”

11. Não interrompa uma conversa em andamento

Não entre em qualquer conversa, diz Bowe. Se alguém está contando uma história muito animada, é melhor não interromper.

“Primeiro, espere uma pausa,” ele diz. “Depois, quando tiver a atenção de alguém e, idealmente, receber um sinal não verbal de aprovação, essa é sua chance.”

12. Guarde o celular

Os celulares estão constantemente nos notificando com itens que não são muito urgentes. Você provavelmente pode passar uma hora sem verificar quem te enviou uma mensagem ou a última manchete bombástica. Pode ser inteligente silenciar suas notificações antes de entrar em uma situação onde você precisa estar presente ou atento.

“Se você está conversando com alguém, converse com ela,” diz Bowe. “Não fique olhando para o chão ou por cima do ombro dela para outra pessoa. Guarde o celular. Esteja presente e dê a ela sua total atenção.”

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