CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Brasil

Tarifário dos EUA preocupa indústria de embalagens; empresário explica

Publicado 20/08/2025 • 14:11 | Atualizado há 4 horas

Da redação

KEY POINTS

  • Indústria de papelão ondulado enfrenta incerteza com tarifas dos EUA, afetando exportações de clientes brasileiros.
  • Faturamento do setor pode reduzir de forma indireta, mesmo com demanda doméstica estável no segundo semestre.
  • Setor mantém contratação de colaboradores qualificados, apesar do desaquecimento econômico e antecipação de pedidos.
  • Crescimento do uso de papelão e substituição de plásticos abre oportunidades para inovação sustentável no setor.

Com o tarifário imposto pelos Estados Unidos, a indústria de embalagens de papelão ondulado enfrenta incertezas, sobretudo porque a menor demanda no consumo global reduz a necessidade de embalagens. Para comentar os impactos, o Real Time, do Times Brasil – licenciado exclusivo CNBC, conversou com Eduardo Mazurkevich, sócio fundador da Mazurke Embalagens.

“Realmente é algo preocupante, porque temos alguns clientes que exportam para os Estados Unidos, e a consequência é que eles param ou diminuem esse nível de exportação, gerando uma queda do nosso faturamento”, aponta Eduardo.

Mazurkevich explicou ainda que o impacto é indireto, já que a maior parte das embalagens produzidas atende empresas brasileiras que exportam seus produtos. Ele destacou que, embora não haja uma crise instalada, há preocupação com a antecipação de pedidos e a distribuição da demanda ao longo do segundo semestre.

Saiba mais:

Indústria prevê queda das exportações pela primeira vez em 21 meses, aponta CNI

Após safra recorde de grãos, produtor planeja alternativas ao ‘efeito Trump’

“Por enquanto, então, não há uma crise instalada, mas gera muita preocupação, porque a demanda que deveria se distribuir nos próximos meses acabou sendo antecipada devido à corrida do mercado em enviar essas mercadorias”, disse Mazurkevich.

O empresário também comentou sobre o mercado de trabalho do setor: a indústria continua

contratando, mesmo com desafios para encontrar colaboradores qualificados. Ele ressaltou a relevância das embalagens de papelão em diversos segmentos, desde medicamentos até utilidades domésticas, reforçando que qualquer redução na exportação impacta o setor de forma indireta.

Segundo Mazurkevich, apesar de sinais de desaquecimento na economia brasileira, o setor apresenta estabilidade. “Acredito que nosso setor vai se manter no nível atual, com uma leve queda. Talvez mude a forma de consumo, mas as embalagens não deixarão de ser compradas. Temos preocupações com o cenário atual, mas acredito que colheremos frutos neste segundo semestre” , explicou.

Além dos efeitos do tarifário, Mazurkevich comentou sobre sustentabilidade e o uso crescente do papelão ondulado, que permite reciclagem eficiente e substitui plásticos e metais em diversos produtos. Ele apontou que essa tendência gera oportunidades de inovação e expansão do setor.

“O papelão ondulado está sendo cada vez mais utilizado devido à sua fácil reciclagem, à coleta desse produto e à sua capacidade de regeneração no próprio ambiente. O papelão, com certeza, é a bola da vez e tende a aumentar seu consumo cada vez mais”, afirmou.

O empresário ainda destacou que multinacionais estão reduzindo o uso de embalagens plásticas, abrindo espaço para soluções mais sustentáveis: “É aí que enxergamos oportunidade de investir, inovar e oferecer soluções sustentáveis e ecologicamente corretas para o setor” , finaliza Mazurkevich.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil