CNBC
Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Emirados, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, caminham no Kremlin após suas conversas em Moscou em 7 de agosto de 2025.

CNBCAliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã

Notícias do Brasil

Toffoli exige provas lacradas e centraliza caso do Banco Master no STF

Publicado 14/01/2026 • 18:50 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Toffoli determinou que todos os bens e materiais apreendidos na 2ª fase da Operação Compliance Zero sejam enviados lacrados ao STF para preservação e perícia.
  • O ministro deu 24 horas para o diretor-geral da Polícia Federal explicar o descumprimento de uma ordem judicial anterior relacionada às medidas cautelares.
  • A operação apura crimes financeiros ligados ao Banco Master e inclui mandados de busca, sequestro e bloqueio de bens que superam R$ 5,7 bilhões.

Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ministro Dias Toffoli durante sessão no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou que a Polícia Federal (PF) envie todos os bens e materiais apreendidos na 2ª fase da Operação Compliance Zero “lacrados e acautelados” para a sede da Corte, onde ficarão sob custódia até nova deliberação.

Segundo nota do gabinete do magistrado, o acautelamento tem como objetivo preservar as provas recolhidas, que depois serão submetidas a perícia pelas autoridades competentes.

A ordem consta da mesma decisão em que Toffoli deu 24 horas para o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, prestar informações formais sobre o descumprimento de uma ordem judicial anterior relacionada à investigação envolvendo o Banco Master.

No texto, o ministro menciona que havia determinado o cumprimento de medidas cautelares em prazo considerado urgente, diante do risco de deslocamentos de investigados. Entre elas, estava a prisão temporária de Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, além de buscas pessoais em aeroportos, apreensão de passaportes e outras providências para assegurar a coleta de provas. No caso de Nelson Tanure, também foi autorizada busca pessoal e apreensão de pertences no local em que fosse encontrado, especialmente durante embarque aéreo.

A 2ª fase da Compliance Zero foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (14) e inclui buscas em endereços ligados a Vorcaro e familiares, além de ter Tanure entre os alvos. A operação apura suspeitas de crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais. Estão em cumprimento 42 mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões, segundo as informações divulgadas.

Em nota, a defesa de Vorcaro afirmou que ele tem colaborado com as autoridades e permanece à disposição para prestar esclarecimentos, reiterando interesse no esclarecimento dos fatos e no encerramento do inquérito.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;