Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tornado atinge cidade no sul do Brasil e causa danos estruturais; veja qual
Publicado 11/01/2026 • 14:18 | Atualizado há 4 horas
Nova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026
OpenAI e SoftBank investem US$ 1 bilhão em empresa de energia para acelerar expansão da IA
Amazon planeja abrir primeira megaloja big-box nos EUA; veja onde será
Oracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?
Publicado 11/01/2026 • 14:18 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Reprodução/Redes Sociais
Um tornado atingiu São José dos Pinhais, município estratégico para a economia do Paraná e um dos principais polos industriais e logísticos do Sul do país, no fim da tarde deste sábado (10). A cidade concentra o Aeroporto Internacional Afonso Pena e cadeias relevantes dos setores automotivo, logístico, aeronáutico e de alimentos, o que ampliou a atenção sobre possíveis impactos à infraestrutura e à circulação de mercadorias na Região Metropolitana de Curitiba.
O fenômeno avançou por áreas residenciais após uma nuvem em formato de funil tocar o solo, provocando danos estruturais, queda de energia e interrupções pontuais de serviços. A Defesa Civil do Paraná confirmou a ocorrência e informou que equipes estaduais estão no município para avaliar os impactos e definir medidas de apoio. “A equipe do estado está no local avaliando auxílios ao município”, afirmou o órgão em nota.
O bairro Guatupê concentrou os maiores danos. Mais de 200 residências sofreram destelhamento total ou parcial. A força do vento entortou postes, arrancou placas de publicidade e deixou cerca de 10 mil imóveis sem fornecimento de energia elétrica. Um galpão de reciclagem desabou com a intensidade das rajadas.
Ao todo, a Defesa Civil registrou 57 quedas de árvores em 14 bairros, além da região central da cidade. Segundo a prefeitura, não houve registro de feridos.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o redemoinho de vento arrastando galhos, placas e detritos, enquanto moradores buscavam abrigo. Semáforos ficaram desligados em diferentes pontos do município, exigindo atenção redobrada no trânsito.
O Simepar confirmou que o tornado atingiu o bairro Guatupê e informou que a classificação oficial da intensidade ainda será definida após vistorias técnicas.
“A avaliação depende de análises em campo, além de dados de radares meteorológicos e informações coletadas pela Defesa Civil”, informou o órgão.
A classificação segue a Escala Fujita, que vai de F0 a F5, de acordo com a velocidade dos ventos. Tornados F0 registram ventos a partir de cerca de 65 km/h, enquanto eventos F5 — que não ocorrem no Brasil — podem superar 400 km/h.
Em nota, a prefeitura de São José dos Pinhais informou que mantém atuação contínua nas áreas mais afetadas do Guatupê. As residências atingidas já foram cadastradas para levantamento de danos, e o município iniciou a distribuição de lonas para reparos emergenciais nos telhados.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
Tragédia com artista popular colombiano impacta mercado latino de música
4
Riqueza no subsolo, baixa produção: Brasil responde por menos de 1% na corrida global por terras raras
5
Walmart se une ao Gemini do Google para facilitar a busca e a compra de produtos pelos clientes