Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Publicado 08/11/2025 • 07:49 | Atualizado há 1 hora
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; “Comércio global está mais resiliente”, diz CEO
Trump anuncia acordos para remédios mais baratos com gigantes farmacêuticas
Jensen Huang, da Nvidia, suaviza comentário de que “a China vencerá a corrida da IA”
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Publicado 08/11/2025 • 07:49 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Foto: Corpo de Bombeiros
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
A passagem de um tornado na tarde de sexta-feira (7) deixou seis mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, segundo a Defesa Civil. Cinco vítimas estavam em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Imagens registradas na região mostram casas destelhadas, estruturas destruídas e postes de energia no chão.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros corrigiu o número de mortes após constatar duplicidade no registro de uma das vítimas.
O Corpo de Bombeiros e equipes de saúde atenderam 432 pessoas em Rio Bonito do Iguaçu, cidade da região Centro-Sul atingida pelo tornado classificado como de nível F2. Nove pessoas tiveram ferimentos graves e passaram por cirurgia.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado de secretários estaduais, seguiu para o local ainda na noite de sexta-feira. As forças de segurança confirmaram cinco mortes e informaram que duas pessoas seguem desaparecidas.
Equipes de busca, policiais militares e voluntários continuam os trabalhos de resgate e avaliação dos danos. A Defesa Civil já enviou telhas, cestas básicas, colchões, kits de higiene e lonas para abrigos da região.
O governo do Paraná enviou 50 bombeiros e diversas ambulâncias para Rio Bonito do Iguaçu. Outras equipes atuam nas cidades vizinhas, como Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Candói.
Trinta bombeiros foram deslocados logo após o alerta inicial, e 20 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático, acompanhados de cães farejadores, reforçaram as buscas. Hospitais da região operam acima da capacidade, e a Secretaria de Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades.
“O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Montamos uma força-tarefa para garantir resgate e atendimento emergencial”, disse o governador.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi causado por uma supercélula de tempestade e classificado inicialmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Há indícios de que, em alguns pontos, as rajadas tenham superado 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.

Leia também:
Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná
Lula cobra países ricos na COP-30: “Façam jus às suas responsabilidades”
A formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Sul do país impulsionou o avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical, provocando temporais nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.
Rajadas do tornado chegaram a 82 km/h em Dois Vizinhos e ultrapassaram 70 km/h em diversas cidades. O volume de chuva superou 40 mm em Guarapuava, Candói, Campo Mourão e Pinhão. A previsão indica que o sistema avance em direção ao estado de São Paulo durante o fim de semana.

Em resposta à tragédia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou neste sábado (8) luto oficial de três dias em todo o Paraná. A medida homenageia as vítimas fatais do tornado, especialmente em Rio Bonito do Iguaçu, município mais atingido pela tempestade.
Mais de 750 pessoas já receberam atendimento médico, com casos graves encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
De acordo com informações do Governo do Estado do Paraná, os primeiros socorros estão sendo realizados em duas unidades hospitalares, uma UBS e uma faculdade em Laranjeiras do Sul. Mais de 50 bombeiros seguem atuando nas operações de resgate e assistência à população.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná
3
Chuvas que avançaram do Paraná provocam ventos fortes e quedas de árvores em São Paulo
4
Comércio volta a crescer no país, impulsionado por motos e veículos
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção