CNBC
Homem acompahando gráficos de ações na B3

CNBCInabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?

Notícias do Brasil

Trump ameaça OTAN e anuncia tarifas de até 25% até fechar acordo pela compra da Groenlândia

Publicado 17/01/2026 • 14:24 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump afirmou que as importações americanas de oito membros da OTAN enfrentarão tarifas crescentes “até que um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia”
  • As tarifas começarão em 10% em 1º de fevereiro e subirão para 25% em 1º de junho, disse Trump.
  • As tarifas têm como alvo a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, escreveu Trump no Truth Social.
Donald Trump chegando ao Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County, em Michigan, EUA

Evelyn Hockstein/Reuters

O presidente Donald Trump anunciou no sábado (17) que mercadorias de oito países membros da OTAN enviadas aos Estados Unidos enfrentarão tarifas crescentes “até que se chegue a um acordo completo e total para a compra da Groenlândia”.

As tarifas direcionadas à Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia começarão em 10% em 1º de fevereiro, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.

O presidente afirmou que as tarifas subirão para 25% em 1º de junho.

A publicação sugere que as novas tarifas sobre os aliados europeus estão sendo impostas em resposta ao deslocamento de tropas para a Groenlândia. A medida ocorreu depois de o governo Trump ter cogitado usar as forças armadas dos EUA como parte de seus esforços intensificados para adquirir o território dinamarquês.

Leia também: Para acalmar aliados, delegação americana visita Dinamarca e Groenlândia após investidas de Trump

Os oito países “viajaram para a Groenlândia, por motivos desconhecidos”, escreveu Trump. “Esta é uma situação muito perigosa para a segurança, a proteção e a sobrevivência do nosso planeta.”

Um dia antes, Trump insinuou que poderia adotar uma estratégia tarifária em relação à Groenlândia semelhante à que usou para pressionar países estrangeiros a alterarem os preços de seus medicamentos.

“Talvez eu faça isso também com a Groenlândia. Posso impor tarifas a países que não colaborarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, disse ele na Casa Branca na sexta-feira (16).

Leia também: Dinamarca afirma que defesa da Groenlândia é interesse comum da Otan

A medida mais recente de Trump aumenta ainda mais a pressão sobre a OTAN, a aliança militar de 32 membros criada após a Segunda Guerra Mundial. A pedra angular da aliança é um acordo segundo o qual um ataque a qualquer membro individual é considerado um ataque a todos.

Líderes europeus alertaram que qualquer tentativa dos Estados Unidos de tomar a Groenlândia à força poderia significar o fim da OTAN.

O anúncio das tarifas por Trump pode indicar que ele está abandonando a ameaça de usar as forças armadas para alcançar seu antigo objetivo de assumir o controle da ilha. Ainda assim, a decisão aumenta a pressão sobre a Dinamarca e o restante da Europa, que afirmam de forma unânime que a Groenlândia não está à venda.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Notícias do Brasil

;