CNBC

CNBC Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul

Brasil

Trump fala de “caça às bruxas” à Bolsonaro e Lula não aceita interferência

Publicado 07/07/2025 • 13:58 | Atualizado há 3 horas

Cido Coelho

Lula e Trump.

Brics/AFP

Lula e Trump.

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizaram um bate-boca nas redes sociais nesta segunda-feira (7).

Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter) e em nota oficial publicada no site do governo federal, o presidente Lula defendeu nesta segunda-feira (7) a democracia e disse que o governo não aceitará interferência ou tutela de quem quer que seja.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.

O pronunciamento ocorreu em resposta à manifestação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a política brasileira, em uma publicação em sua rede social, o Truth Social.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em COMÉRCIO. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o “MAIS QUENTE” do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei assistindo à CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!”

Em meio a bate-boca, Bolsonaro agradece apoio

O ex-presidente da República, e pivo do bate-boca entre os chefes de Estado, Jair Bolsonaro (PL) agradeceu o apoio em uma publicação na rede social X. Declarou que recebeu o apoio com muita alegria e que é vítima de uma “aberração jurídica” e de “perseguição política”.

“Recebi com muita alegria a nota do Presidente @realDonaldTrump. Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos. Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso. Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência. Jair Bolsonaro”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil