Visitantes são flagrados pelo reflexo de uma loja oferecendo 50% de desconto em todos os itens no Third Street Promenade, em Santa Monica, em 16 de julho de 2024. Visitantes são flagrados pelo reflexo de uma loja oferecendo 50% de desconto em todos os itens no Third Street Promenade, em Santa Monica, em 16 de julho de 2024.

CNBC ‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços

Brasil

Veja 3 dicas para reduzir risco de demência, derrame e depressão

Publicado 05/05/2025 • 07:00 | Atualizado há 17 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Ter uma pontuação mais alta no Brain Care está associado a um menor risco de demência, depressão e derrame, de acordo com um estudo publicado na Frontiers in Psychiatry.
  • Priorize a atividade física e a aptidão social: Praticar atividades físicas moderadas a vigorosas pode diminuir o risco de sofrer um derrame e desenvolver demência.
  • Acontece que pessoas que já sofreram um derrame tendem a desenvolver depressão ou demência, e o inverso também, disse a Dra. Sanjula Singh, principal autora do estudo, ao The New York Times . Singh também é pesquisadora principal do Brain Care Labs do Hospital Geral de Massachusetts.

Casal de idosos no jardim.

Pixabay

Existem certas escolhas de estilo de vida que podem reduzir o risco de desenvolver demência, derrame e depressão mais tarde na vida, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.

“Pelo menos 60% dos acidentes vasculares cerebrais, 40% dos casos de demência e 35% dos casos de depressão tardia são atribuíveis a fatores de risco modificáveis”, concluiu o estudo.

Acontece que pessoas que já sofreram um derrame tendem a desenvolver depressão ou demência, e o inverso também, disse a Dra. Sanjula Singh, principal autora do estudo, ao The New York Times. Singh também é pesquisadora principal do Brain Care Labs do Hospital Geral de Massachusetts.

Aqui estão as três principais práticas que os especialistas descobriram que têm o maior efeito nas suas chances de evitar essas condições cerebrais.

Evite pressão alta: Ter pressão alta foi o maior fator de risco para depressão, demência e derrame. Você pode manter seus níveis baixos reduzindo o consumo de sal, praticando mais exercícios e consumindo mais potássio, segundo a Cleveland Clinic.

Priorize a atividade física e a aptidão social. Praticar atividades físicas moderadas a vigorosas pode diminuir o risco de sofrer um derrame e desenvolver demência.

E ter ótimas conexões na vida também foi associado a melhores resultados de saúde nessas áreas. Quando você consegue combinar sua aptidão física com o fortalecimento de seus músculos sociais, como caminhar com um amigo próximo ou cuidar do jardim com seu parceiro, é ainda melhor para o seu cérebro.

Adote hábitos saudáveis ​​desde cedo: Algumas pessoas podem pensar que não precisam levar a saúde tão a sério quando são mais jovens, mas especialistas afirmam que começar hábitos saudáveis ​​cedo é uma abordagem muito melhor.

Adicionar práticas como exercícios e construir amizades duradouras à sua lista de prioridades na meia-idade ou mais cedo pode prevenir, ou retardar, o desenvolvimento precoce de doenças como depressão e demência.

Se não sabe por onde começar, você pode fazer um teste para obter sua Pontuação de Cuidado Cerebral, um sistema criado no Mass General para medir a saúde do seu cérebro.

Para receber sua pontuação, você responde a perguntas sobre suas escolhas de estilo de vida, como seus níveis de pressão arterial, hábitos alimentares e qualidade do sono.

Ter uma pontuação mais alta no Brain Care está associado a um menor risco de demência, depressão e derrame, de acordo com um estudo publicado na Frontiers in Psychiatry.

E pontuações ainda mais baixas podem ser impulsionadas ao trabalhar nas áreas de melhoria sugeridas nos seus resultados, segundo o Dr. Jonathan Rosand, professor de neurologia na Universidade Harvard que trata pacientes com traumatismo craniano, lesões na medula espinhal e derrames no Mass General.

“O segredo é usar a pontuação como um guia e usá-la para melhorá-la, independentemente de como você queira começar a melhorá-la”, disse Rosand ao CNBC Make It em dezembro de 2024.

É importante consultar um médico se você notar quaisquer sinais ou sintomas precoces de depressão, derrame ou demência. “É muito útil quando você vai ao médico levar a partitura e já ter decidido: ‘É nisso que eu gostaria de trabalhar’.” E certifique-se de consultar seu próprio profissional médico sobre suas necessidades específicas de saúde.

Quer uma nova carreira com melhor remuneração, mais flexível e gratificante? Faça o novo curso online da CNBC: “Como Mudar de Carreira e Ser Mais Feliz no Trabalho”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil