Veja 3 dicas para reduzir risco de demência, derrame e depressão
Publicado 05/05/2025 • 07:00 | Atualizado há 17 horas
‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços
Resposta às tarifas tecnológicas: a IA está mapeando o mundo de onde os produtos são feitos e quanto custam
Por que o Canal do Panamá é um grande prêmio de longo prazo na guerra comercial global de Trump
6 grandes coisas que os investidores aprenderam com Warren Buffett na reunião de acionistas da Berkshire deste ano
Executivo da Netflix diz que demissão pública foi sua maior lição; entenda
Publicado 05/05/2025 • 07:00 | Atualizado há 17 horas
KEY POINTS
Casal de idosos no jardim.
Pixabay
Existem certas escolhas de estilo de vida que podem reduzir o risco de desenvolver demência, derrame e depressão mais tarde na vida, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.
“Pelo menos 60% dos acidentes vasculares cerebrais, 40% dos casos de demência e 35% dos casos de depressão tardia são atribuíveis a fatores de risco modificáveis”, concluiu o estudo.
Acontece que pessoas que já sofreram um derrame tendem a desenvolver depressão ou demência, e o inverso também, disse a Dra. Sanjula Singh, principal autora do estudo, ao The New York Times. Singh também é pesquisadora principal do Brain Care Labs do Hospital Geral de Massachusetts.
Aqui estão as três principais práticas que os especialistas descobriram que têm o maior efeito nas suas chances de evitar essas condições cerebrais.
Evite pressão alta: Ter pressão alta foi o maior fator de risco para depressão, demência e derrame. Você pode manter seus níveis baixos reduzindo o consumo de sal, praticando mais exercícios e consumindo mais potássio, segundo a Cleveland Clinic.
Priorize a atividade física e a aptidão social. Praticar atividades físicas moderadas a vigorosas pode diminuir o risco de sofrer um derrame e desenvolver demência.
E ter ótimas conexões na vida também foi associado a melhores resultados de saúde nessas áreas. Quando você consegue combinar sua aptidão física com o fortalecimento de seus músculos sociais, como caminhar com um amigo próximo ou cuidar do jardim com seu parceiro, é ainda melhor para o seu cérebro.
Adote hábitos saudáveis desde cedo: Algumas pessoas podem pensar que não precisam levar a saúde tão a sério quando são mais jovens, mas especialistas afirmam que começar hábitos saudáveis cedo é uma abordagem muito melhor.
Adicionar práticas como exercícios e construir amizades duradouras à sua lista de prioridades na meia-idade ou mais cedo pode prevenir, ou retardar, o desenvolvimento precoce de doenças como depressão e demência.
Se não sabe por onde começar, você pode fazer um teste para obter sua Pontuação de Cuidado Cerebral, um sistema criado no Mass General para medir a saúde do seu cérebro.
Para receber sua pontuação, você responde a perguntas sobre suas escolhas de estilo de vida, como seus níveis de pressão arterial, hábitos alimentares e qualidade do sono.
Ter uma pontuação mais alta no Brain Care está associado a um menor risco de demência, depressão e derrame, de acordo com um estudo publicado na Frontiers in Psychiatry.
E pontuações ainda mais baixas podem ser impulsionadas ao trabalhar nas áreas de melhoria sugeridas nos seus resultados, segundo o Dr. Jonathan Rosand, professor de neurologia na Universidade Harvard que trata pacientes com traumatismo craniano, lesões na medula espinhal e derrames no Mass General.
“O segredo é usar a pontuação como um guia e usá-la para melhorá-la, independentemente de como você queira começar a melhorá-la”, disse Rosand ao CNBC Make It em dezembro de 2024.
É importante consultar um médico se você notar quaisquer sinais ou sintomas precoces de depressão, derrame ou demência. “É muito útil quando você vai ao médico levar a partitura e já ter decidido: ‘É nisso que eu gostaria de trabalhar’.” E certifique-se de consultar seu próprio profissional médico sobre suas necessidades específicas de saúde.
Quer uma nova carreira com melhor remuneração, mais flexível e gratificante? Faça o novo curso online da CNBC: “Como Mudar de Carreira e Ser Mais Feliz no Trabalho”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
China inaugura hospital operado por inteligência artificial
‘O preço do Bitcoin não muda sua essência como reserva de valor’, diz executivo da Bybit
Para salvar "Hollywood morrendo", Trump tarifa em 100% filmes produzidos no exterior
Roche e Zealand fazem aposta bilionária em medicamentos para obesidade
Por dentro da batalha da GM para fazer da Cadillac a marca de luxo nº 1 dos EUA