Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Walmart se une ao Gemini do Google para facilitar a busca e a compra de produtos pelos clientes
Publicado 11/01/2026 • 12:23 | Atualizado há 3 horas
Nova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026
OpenAI e SoftBank investem US$ 1 bilhão em empresa de energia para acelerar expansão da IA
Amazon planeja abrir primeira megaloja big-box nos EUA; veja onde será
Oracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?
Publicado 11/01/2026 • 12:23 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Walmart e Google anunciaram neste domingo (11), que os consumidores em breve poderão usar o assistente de inteligência artificial do Google, Gemini, para descobrir e comprar produtos da gigante do varejo e de seu clube de compras por atacado, Sam’s Club, com mais facilidade.
O futuro CEO do Walmart, John Furner, e o CEO do Google, Sundar Pichai, anunciaram a parceria entre as empresas durante o Big Show da National Retail Federation, conferência anual do setor realizada no Javits Center, em Nova York.
Os CEOs não informaram a data de lançamento do novo recurso nem os termos financeiros. A empresa afirmou que a experiência começará nos EUA e depois será expandida internacionalmente.
Com o acordo com o Google, o Walmart está intensificando seus esforços para acompanhar os clientes que usam chatbots de IA para economizar tempo ou buscar inspiração. Em outubro, o Walmart anunciou um acordo com um concorrente do Gemini, o ChatGPT da OpenAI, para permitir que os clientes façam compras com o “Checkout Instantâneo”, um recurso que permite comprar um item sem sair do chatbot de IA.
A OpenAI lançou recentemente esse recurso com o Walmart e tem acordos de Checkout Instantâneo com outros varejistas, incluindo o Etsy e vários lojistas do Shopify como Skims, Vuori e Spanx. O Walmart também tem seu próprio chatbot de IA, um assistente com um rosto sorridente amarelo em seu aplicativo chamado Sparky.
Leia mais
Google adiciona recursos do Gemini, como resumos de conversas, ao Gmail
OpenAI negocia com a Amazon investimento que pode ultrapassar US$ 10 bilhões
“A transição da busca tradicional na web ou em aplicativos para o comércio conduzido por agentes representa a próxima grande evolução no varejo”, disse Furner em um comunicado à imprensa. “Não estamos apenas observando a mudança, estamos impulsionando-a.”
Furner, que assumirá o cargo máximo do Walmart em 1º de fevereiro, descreveu o acordo com o Gemini do Google como “mais um passo em direção à criação de experiências de compra perfeitas para clientes e membros, que sejam mais intuitivas e personalizadas do que nunca”.
Pichai afirmou no comunicado que o Google está entusiasmado em trabalhar com o Walmart “em um novo padrão aberto para tornar o comércio assistido por agentes uma realidade”.
Para o Walmart, a evolução dos hábitos de compra dos clientes — como buscas que começam em um chatbot de IA em vez de seu próprio aplicativo ou site — está mudando a estratégia digital da varejista. Em um comunicado, David Guggina, diretor de e-commerce do Walmart nos EUA, disse que a IA assistida por agentes “nos ajuda a encontrar os clientes mais cedo em sua jornada de compra e em mais lugares”.
“Com o tempo, esses agentes tornarão mais fácil para os clientes encontrarem o que precisam, desejam e amam”, disse ele.
Os líderes do Walmart também têm se manifestado sobre como a IA transformará a força de trabalho e as funções de seus funcionários, comentários que ganham ainda mais relevância por a empresa ser a maior empregadora privada dos EUA.
O CEO do Walmart, Doug McMillon, que está se aposentando e será sucedido por Furner, falou sobre o amplo impacto da tecnologia, afirmando que “é muito claro que a IA vai mudar literalmente todos os empregos”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
Tragédia com artista popular colombiano impacta mercado latino de música
4
Riqueza no subsolo, baixa produção: Brasil responde por menos de 1% na corrida global por terras raras
5
Walmart se une ao Gemini do Google para facilitar a busca e a compra de produtos pelos clientes