Vacinar contra a gripe salva vidas — inclusive a sua
Publicado 22/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 3 dias
Trump Org vende boné e camiseta “Trump 2028”, alimentando especulações sobre terceira candidatura à Casa Branca
Jim Cramer descreve a influência única de Trump sobre o mercado: ‘Nunca, jamais vi o mercado se curvar tão prontamente aos desejos de um só homem’
Empresas dos EUA se preparam para lucros menores, já que as tarifas forçam consumidores a repensar gastos
Consumidores continuam a gastar mesmo com as guerras comerciais a aumentarem o risco de recessão
42% dos jovens americanos ‘mal conseguem sobreviver’ financeiramente, aponta pesquisa de Harvard
Publicado 22/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Pexels
A gripe, ou influenza, é uma doença causada por um vírus que compromete o sistema respiratório e se dissemina facilmente. Muitas pessoas acham que se trata apenas de um resfriado forte, mas ela pode evoluir com complicações graves, especialmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades como diabetes, asma e doenças cardíacas. Por isso, a vacinação contra a gripe é tão importante: ela salva-vidas e ajuda a proteger a todos.
A gripe é bastante contagiosa e pode ser transmitida rapidamente em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, ônibus, supermercados, shopping centers e ambientes de trabalho. Ela pode causar febre alta, dores no corpo, tosse, dor de garganta, cansaço e, em casos mais graves, pneumonia, podendo levar à internação hospitalar.
A vacina é uma forma eficaz de prevenção que ajuda o corpo a combater o vírus, caso haja contato com ele. Além disso, a vacina não causa gripe, por ser feita com vírus inativado (ou seja, morto) ou com pedaços do vírus que não têm capacidade de se replicar e causar doença.
O vírus da gripe sofre mudanças constantes. A cada ano, novas variantes passam a circular entre as pessoas. Por isso, a vacina é atualizada anualmente com as cepas (tipos) do vírus mais prevalentes naquele momento. Isso significa que mesmo quem já se vacinou em anos anteriores precisa tomar a vacina novamente a cada ano.
No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe geralmente começa no outono, antes da chegada do inverno, quando o número de casos aumenta. A vacina é gratuita para os grupos prioritários no Sistema Único de Saúde (SUS), como crianças pequenas, idosos, gestantes, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades e professores.
Mesmo pessoas saudáveis devem se vacinar para ajudar a proteger as que estão ao redor, especialmente aquelas que não podem se vacinar ou que têm a saúde mais vulnerável. Isso é o que se chama de imunidade coletiva: quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação do vírus e o risco de surtos.
Além disso, a vacinação reduz a necessidade de assistência clínica, internações e uso de medicamentos — fatores fundamentais para não sobrecarregar os hospitais, principalmente em períodos de pandemia ou de aumento de doenças respiratórias.
Ainda existem muitas fake news sobre a vacinação. Algumas pessoas acreditam que a vacina pode causar gripe — o que não é verdade. Outras acham que ela não funciona, mas os dados comprovam o contrário: quem se vacina tem menor risco de contrair gripe e, se contrair, os sintomas costumam ser mais leves.
A vacina contra a gripe é segura, recomendada por médicos e autoridades de saúde do mundo inteiro. Reações adversas são raras e, quando ocorrem, geralmente são leves, como dor no local da aplicação ou febre baixa.
Vacinar-se contra a gripe é uma decisão simples, mas de grande impacto para si e para os outros. É um ato de autocuidado que também protege o próximo. Ao tomar a vacina, contribui-se para um ambiente mais seguro, saudável e com menos doenças circulando.
Portanto, quando chegar a época da vacinação, é importante procurar o posto de saúde mais próximo, especialmente se você ou alguém da sua família fizer parte dos grupos de risco.
---
*Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen (CRM 6522-PE), MD/PhD, é médica infectologista, professora titular da UFPE e consultora em biossegurança e controle de infecções/riscos.
Referências:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Vacinas salvam vidas. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/covid-19/vacinas-salvam-vidas/
Ministério da Saúde. Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Disponível em: https://www.gov.br/saude
Organização Mundial da Saúde (OMS). Influenza (Seasonal). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)
---
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Guerra comercial 'insustentável' com a China e a verdade sobre a próxima onda de escassez no varejo
China inaugura primeira rede comercial de banda larga 10G do mundo
Alemanha espera crescimento zero do PIB este ano e culpa tarifas de Trump
Nestlé cresce 2,8% no 1º trimestre, com impulso de preços e estratégia de corte de custos
"Momento de transformação", diz CEO Miguel Setas sobre Motiva, nova marca do Grupo CCR; veja