CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Capital Político Eduardo Gayer

Mauro Vieira negocia acordo UE-Mercosul com França antes de possível encontro com Rubio para tratar do tarifaço

Publicado 11/11/2025 • 21:33 | Atualizado há 2 horas

Foto de Eduardo Gayer

Eduardo Gayer

Eduardo Gayer é analista de Política e Economia do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. Formado em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela USP, tem extensão em jornalismo econômico pela FGV-SP. Antes de ingressar na TV, foi subeditor da Coluna do Estadão e repórter no Broadcast, acompanhando política e mercado financeiro. Cobriu in loco a guerra na Ucrânia e os mais importantes fóruns multilaterais no exterior dos últimos anos, como G-7, G-20, CELAC e Mercosul.

KEY POINTS

  • O chanceler Mauro Vieira está no Canadá para a reunião de ministros do G7, buscando avançar em dois temas prioritários para o Brasil — o fim do tarifaço dos EUA e o andamento do acordo União Europeia-Mercosul.
  • Vieira se encontrou com os chanceleres da França, Índia e Reino Unido; com o francês Jean-Noel Barrot, discutiu a tramitação do acordo Mercosul-UE e os resultados da Cúpula de Belém e do encontro Lula-Macron.
  • O principal foco da viagem é uma possível reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para negociar o fim do tarifaço; se não houver avanços, Lula disse que ligará diretamente para Donald Trump.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aproveita viagem oficial à reunião de chanceleres do G7, no Canadá, para tentar destravar dois temas salutares para a política comercial brasileira: a suspensão do tarifaço americano e a implementação do acordo comercial União Europeia-Mercosul. 

Nesta terça-feira (11), às margens da cúpula para a qual o Brasil foi convidado, Vieira reuniu-se com o chanceler da França, Jean-Noel Barrot. De acordo com o Itamaraty, os dois discutiram a atual etapa de tramitação do acordo comercial, assim como os resultados da Cúpula de Belém, e do encontro entre os presidentes Lula e Emmanuel Macron.

O ministro também esteve com os chanceleres da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e do Reino Unido, Yvette Cooper.

Leia mais:
Lula teve três reuniões bilaterais para se preparar para cúpula da COP30, diz Mauro Vieira
Mauro Vieira: apoio à Venezuela não trava negociação com EUA

Mas a grande expectativa para a viagem de Mauro Vieira ao Canadá é para uma reunião bilateral com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para negociar o fim do tarifaço contra o Brasil. O encontro ainda não foi confirmado, mas deve acontecer, de acordo com fontes. 

Designado como interlocutor junto ao governo brasileiro, Marco Rubio ainda não chegou ao Canadá. O presidente Lula afirmou que vai telefonar diretamente para Donald Trump se não houver uma resposta dos americanos sobre quando será a próxima reunião sobre o tarifaço. 

Lula e Trump se encontraram em Kuala Lumpur, Malásia, no dia 26 de outubro de 2025, e acertaram que haveria tratativas entre os dois países. Desde então, porém, nada avançou.

--

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Eduardo Gayer

;