CNBC
Donald Trump.

CNBC UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto

Play Business Felipe Machado

Walter Salles será homenageado pelo Museu da Academia, em Hollywood

Publicado 21/07/2025 • 21:29 | Atualizado há 9 horas

Foto de Felipe Machado

Felipe Machado

Felipe Machado é analista de economia e negócios do canal Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. É jornalista, escritor e guitarrista fundador da banda VIPER

Wikicommons

Walter Salles, diretor, no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) de 2024 pelo filme 'Ainda estou aqui'

Após ser visto por mais de oito milhões de espectadores pelo mundo, passar por 98 países e conquistar 46 prêmios, Ainda Estou Aqui segue trilhando sua jornada no mercado internacional, com estreia no Japão programada para o dia 8 de agosto. Pouco depois da estreia em Tóquio, o cineasta Walter Salles, diretor do filme, será homenageado em Hollywood pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.

O primeiro brasileiro a ganhar o Oscar (Melhor Filme Internacional, por Ainda Estou Aqui) será agraciado com o Luminary Award, premiação concedida a artistas cujas contribuições transcendem as possibilidades criativas da produção cinematográfica. A cerimônia acontece em 18 de outubro durante o Academy Museum Gala, e tem como objetivo arrecadar fundos para as iniciativas educacionais e culturais do Museu da Academia do Oscar. Além de Salles, também serão homenageados a atriz Penélope Cruz, o comediante Bowen Yang e o cantor Bruce Springsteen.

Walter Salles está acostumado a premiações desde o início da carreira. Seus primeiros documentários Krajcberg, o Poeta dos Vestígios (1986) e Socorro Nobre (1995) ganharam prêmios em vários festivais, incluindo o Fipa d'Or de melhor documentário (França) e o prêmio do público no Festival dei Popoli (Itália).

Leia também
Filmes brasileiros atraíram mais de 8 milhões de espectadores em 2025
‘O prêmio não é para mim, ele é coletivo’, diz Walter Salles, sobre o Oscar para “Ainda Estou Aqui”

Terra Estrangeira (1995), codirigido por Daniela Thomas, foi selecionado para o Festival de San Sebastián e vencedor do prêmio de público no Rencontres de Cinéma de Paris. Central do Brasil (1998) recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, além do Bafta da Academia Britânica e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Diários de Motocicleta (2004) foi ganhador de mais de 20 prêmios internacionais, entre eles o Bafta de melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora, prêmio da Associação de Críticos de Londres, prêmio do público no Festival de San Sebastián e o Oscar de melhor música original para Al Otro Lado del Rio, de Jorge Drexler.

Em 2008, Linha de Passe, codirigido por Daniela Thomas, ganhou o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni no Festival de Cannes. Walter Salles recebeu o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da obra no Festival de Veneza de 2009. Em 2020, Salles recebeu o prêmio Fiaf, da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, mais importante rede internacional de cinematecas e arquivos de filmes do mundo, pelo seu trabalho em defesa da memória cinematográfica brasileira. Uma longa e premiada carreira, coroada com o histórico Oscar de Ainda Estou Aqui.

--

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Felipe Machado