CNBC
O improvável casamento político de Trump e Musk culminou em um divórcio público e inflamado em 5 de junho de 2025. O presidente Trump disse, em um discurso televisionado no Salão Oval, que estava "muito decepcionado" depois que seu ex-assessor e principal doador criticou seu "grande e belo" projeto de lei de gastos perante o Congresso. Os dois então trocaram insultos nas redes sociais — com Musk chegando a postar, sem provas, que Trump foi mencionado em documentos governamentais sobre o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, que caiu em desgraça.

CNBC Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Bastidores de Brasília Julia Lindner

Dino homologa acordo com o Congresso e o governo que pode liberar emendas parlamentares

Publicado 26/02/2025 • 18:15 | Atualizado há 4 meses

Julia Lindner, do Times Brasil

Foto de Julia Lindner

Julia Lindner

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília desde 2016. Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor Econômico.

KEY POINTS

  • O governo e o Congresso enviaram um plano de trabalho ao ministro do Supremo com medidas para garantir mais controle sobre a destinação de emendas --especialmente as do chamado “orçamento secreto”.
  • Dino afirma que a iniciativa concretiza “o princípio da harmonia entre os Poderes, do qual o Poder Judiciário é partícipe e guardião”.
  • Segundo ele, o plano de trabalho estabelece trilhos para que haja maior transparência e rastreabilidade na execução das emendas parlamentares.

Flávio Dino em fevereiro de 2024

Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu, nesta quarta-feira (26), homologar um novo acordo com o Executivo e o Legislativo que prevê maior transparência na distribuição e execução das emendas parlamentares. Com isso, a reunião de conciliação que ocorreria na quinta-feira entre os Poderes foi cancelada.

A decisão de Dino ainda precisará ser referendada pelo plenário do STF, em março.

Nesta semana, o governo e o Congresso enviaram um plano de trabalho ao ministro do Supremo com medidas que visam garantir maior controle sobre a destinação das emendas, especialmente as oriundas do chamado “orçamento secreto”, consideradas inconstitucionais pelo Supremo em 2022.

Pelo plano de trabalho, o Legislativo se compromete a publicar os autores das emendas - algo que não ocorria, por exemplo, no caso das emendas de comissão. Assim, a expectativa é que haja a liberação de recursos que foram bloqueados anteriormente pelo STF por falta de transparência.

O bloqueio dessa verba tem gerado uma revolta entre parlamentares de diferentes correntes políticas, que ameaçavam até mesmo deixar de votar o Orçamento de 2025. A deliberação, diante do entendimento, deve ocorrer no dia 17 de março.

Na decisão, Dino afirma que a iniciativa concretiza “o princípio da harmonia entre os Poderes, do qual o Poder Judiciário é partícipe e guardião”. Ele pondera que “a harmonia não significa a anulação da dimensão dos freios e contrapesos”.

Segundo ele, o plano de trabalho estabelece trilhos para que haja maior transparência e rastreabilidade na execução das emendas parlamentares.

Dino pondera, ainda, que “certamente, em outros momentos, externamente e internamente a processos judiciais, novos diálogos e medidas se farão necessários”.

“Com efeito, estamos diante de algo singular no mundo: essa novidade institucional brasileira em que se
amplia a incursão do Poder Legislativo na execução orçamentária, com emendas impositivas que alcançam dezenas de bilhões de reais, ano a ano, fazendo migrar fortemente competências do Poder Executivo para Poder Legislativo, no que se refere à escolha específica de obras e ações administrativas, indo muito além da clássica elaboração orçamentária”, escreveu ele na decisão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Julia Lindner