CNBC Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais

Bastidores de Brasília Julia Lindner

Japão concorda em enviar técnicos ‘imediatamente’ para inspecionar carne bovina brasileira

Publicado 26/03/2025 • 21:19 | Atualizado há 4 dias

Julia Lindner

Foto de Julia Lindner

Julia Lindner

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília desde 2016. Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor Econômico.

KEY POINTS

  • Etapa é vista como passo importante para abrir o mercado no setor.
  • Foi divulgado um comunicado conjunto, batizado de Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025-2030).
  • O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), que acompanha a comitiva oficial, afirmou ao Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC, que "agora acredita que irá andar" a negociação.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda) e o primeiro- ministro do Japão, Shigeru Ishiba

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda) e o primeiro- ministro do Japão, Shigeru Ishiba, durante Cerimônia de Troca de Documentos de Cooperação na Casa de Hóspedes do Palácio Akasaka, em Tóquio, nesta quarta-feira, 26 de março de 2025.

RODRIGO REYES MARIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo japonês concordou em enviar “imediatamente” técnicos para inspecionar a carne bovina brasileira. Uma nova reunião entre os chefes dos dois países foi marcada para o segundo semestre deste ano para avaliar o progresso das tratativas.

“Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, como um próximo passo, uma inspeção técnica (visita presencial) no Brasil pelas autoridades japonesas competentes deve ocorrer imediatamente para acelerar o trabalho necessário para a avaliação de risco”, diz o comunicado conjunto, batizado de Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025-2030).

O texto diz, ainda, que Brasil e Japão concordaram em alterar os Requisitos de Saúde Animal para facilitar a exportação do frango brasileiro, além de manter o diálogo para o fornecimento mútuo de alimentos, incluindo a importação de moluscos bivalves, arroz polido japonês, e a bebida destilada shochu do Japão para o Brasil.

Como gesto de boa vontade, o governo japonês afirmou que vai ampliar a compra da carne de porco de outros estados brasileiros como forma de garantir “resultados mutuamente satisfatórios”.

“O Japão se compromete a aumentar o acesso ao seu mercado para outros estados brasileiros no caso da carne suína, de uma forma oportuna, para resultados mutuamente satisfatórios”, diz o documento.

O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), que acompanha a comitiva oficial, afirmou ao Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC, que “agora acredita que irá andar” a negociação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Julia Lindner