CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Tensão entre Índia e Paquistão tem bilhões de dólares em jogo e pode afetar comércio global

Publicado 08/05/2025 • 21:54 | Atualizado há 3 meses

Raphael Panaro

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

Índia e Paquistão voltaram a trocar ataques na Caxemira, na pior escalada militar em duas décadas. A tensão entre duas potências nucleares levanta alertas não só geopolíticos, mas econômicos: juntas, as nações movimentam bilhões com exportações de algodão, lã, petróleo e minerais.

A Índia é muito maior que o Paquistão, só que os dois figuram com uma importância no comércio global. A possibilidade de uma guerra de maiores proporções entre essas duas nações, uma guerra em geral, emperra parte do comércio, produção, indústria e exportação.

Qual seria o impacto? O total de exportações anuais da Índia é de quase meio trilhão de dólares ( mais precisamente US$ 455 bilhões) e majoritariamente para os Estados Unidos. Mas também tem Cingapura, China, em menor escala, outros países da Europa e do Oriente Médio.

Leia mais:

Índia x Paquistão: por que o conflito pode impactar a economia global?

No caso do Paquistão também. Estados Unidos, China e Reino Unido. E o que tem no meio desses dois? Comodities agrícolas. Há exemplo do algodão, os dois países têm um passado têxtil importante. O Paquistão é um dos maiores fornecedores mundiais de lã, além de minerais. No caso da Índia há também petróleo.

Ou seja, em caso de uma guerra de maior proporção, o comércio industrial pode vir a ser muito afetado. Um conflito maior realinha forças, trava rotas comerciais e pode abalar mercados emergentes. O Brasil dentro dessa lista aqui, por causa dos BRICS. E tem mais: China e Rússia entram nesse tabuleiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Marcelo Favalli