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Plano de Negócios Rodrigo Loureiro

A startup que chamou a atenção (e os bilhões) de Uber, Nvidia, Microsoft e SoftBank

Publicado 13/10/2025 • 10:32 | Atualizado há 1 hora

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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é jornalista especializado em economia e negócios, com experiência nos principais veículos do Brasil e MBA pela FIA em parceria com a B3. Além de comandar esta coluna, é comentarista nos programas Agora e Real Time, nos quais analisa as principais movimentações do mercado.

Wayve é a empresa do momento no mercado de tecnologia. A companhia, que desenvolve tecnologias para direção autônoma e já atraiu algumas centenas de milhões de dólares de investidores, está prestes a captar um novo aporte.

A empresa está negociando um investimento de US$ 2 bilhões, que pode ser liderado por Microsoft e SoftBank — ambos já investidores da startup fundada em 2017, no Reino Unido. O novo aporte pode valorizar a Wayve em até US$ 8 bilhões.

Segundo o Financial Times, as negociações giram entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões. A Microsoft é investidora da operação desde 2022, quando participou de uma rodada Série C na qual a Wayve levantou US$ 200 milhões.

Já o conglomerado japonês começou a investir na operação no ano passado, quando a Wayve levantou US$ 1 bilhão. Na ocasião, a Microsoft aumentou sua participação.

Nvidia é outra gigante interessada em expandir seu investimento na Wayve. A companhia já é parceira do negócio desde 2018 e havia aportado capital na rodada do ano passado.

No mês passado, o mercado começou a noticiar que a gigante dos chips, avaliada em mais de US$ 4,5 trilhões, estava em conversas para uma injeção de capital de US$ 500 milhões na Wayve.

A Uber também já investiu na operação. A companhia, vale lembrar, já afirmou em diferentes ocasiões que vislumbra um negócio no futuro apoiado em carros autônomos.

A Wayve vem chamando a atenção do mercado por mostrar sucesso no desenvolvimento de sistemas de navegação autônoma que funcionam em computadores e sensores mais simples e de baixo custo. É um diferencial competitivo frente às concorrentes Waymo (da Alphabet) e Zoox (da Amazon).

O sucesso dessa tecnologia atraiu também a atenção das montadoras. Em abril deste ano, a Nissan firmou o primeiro acordo comercial com a companhia. A ideia é que a fabricante japonesa utilize os sistemas da Wayve em seus veículos a partir de 2027.

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