Visitantes são flagrados pelo reflexo de uma loja oferecendo 50% de desconto em todos os itens no Third Street Promenade, em Santa Monica, em 16 de julho de 2024. Visitantes são flagrados pelo reflexo de uma loja oferecendo 50% de desconto em todos os itens no Third Street Promenade, em Santa Monica, em 16 de julho de 2024.

CNBC ‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços

Notícias

Executivo da Netflix diz que demissão pública foi sua maior lição; entenda

Publicado 05/05/2025 • 06:00 | Atualizado há 17 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Há muito estigma de gênero que impede as mulheres de falar sobre suas demissões, acrescentou Bajaria, “porque devemos ser perfeitas” e uma demissão é “uma mancha”.
  • Bajaria se lembra de ter pensado: “Todos aqueles shows incríveis, todos esses relacionamentos maravilhosos que construí; eu tratava as pessoas de forma tão justa. Tínhamos muito sucesso — não significava nada.”
  • “Eu sabia que sempre podia me olhar no espelho e [pensar] que gostava do que tinha feito. Não tinha vergonha nenhuma do que fazia. Achei que foi realmente uma jornada ótima e bem-sucedida”, acrescentou.

Divulgação

Bela Bajaria teve uma trajetória incrível de nove anos na Netflix. Ela ingressou em 2016 para supervisionar séries com e sem roteiro, liderou a expansão da gigante do streaming para eventos ao vivo e esportes e trabalhou até se tornar diretora de conteúdo da empresa.

Mas antes disso, ela teve o que chamou de “grande fracasso público”, que acabou se tornando “a maior lição de aprendizado”: ela foi demitida de seu cargo como presidente da Universal Television após cinco anos de mandato e grandes realizações, incluindo a construção de um forte elenco de comediantes com grandes criadores como Tina Fey e Mike Schur.

“Há livros e citações incríveis e tudo isso sobre como você aprende tanto com o fracasso, e o fracasso é importante, e você não está se esforçando o suficiente se não estiver falhando”, disse Bajaria a Julia Boorstin, da CNBC, no recente Changemakers Summit 2025, em Los Angeles. “E tudo isso é verdade, mas quando você falha, ninguém quer falar sobre isso.”

Há muito estigma de gênero que impede as mulheres de falar sobre suas demissões, acrescentou Bajaria, “porque devemos ser perfeitas” e uma demissão é “uma mancha”.

Os primeiros meses após sua demissão foram especialmente difíceis, disse ela. Ela achou difícil separar sua identidade pessoal de seu status profissional e se perguntou se o trabalho árduo que havia dedicado à sua carreira valia a pena.

Bajaria se lembra de ter pensado: “Todos aqueles shows incríveis, todos esses relacionamentos maravilhosos que construí; eu tratava as pessoas de forma tão justa. Tínhamos muito sucesso — não significava nada.”

A reação à sua demissão questionou isso, disse ela. “Percebi rapidamente, conforme o telefone tocava e eu recebia ofertas de emprego, e todos me procuravam, e as pessoas realmente me apoiavam — tudo importava. A maneira como eu tratava as pessoas, o que eu tinha feito, o impacto que deixei — tudo importava”, disse Bajaria.

“Eu sabia que sempre podia me olhar no espelho e [pensar] que gostava do que tinha feito. Não tinha vergonha nenhuma do que fazia. Achei que foi realmente uma jornada ótima e bem-sucedida”, acrescentou.

Bajaria logo observou que aceitar a demissão e encontrar o lado positivo disso é mais fácil depois de quase uma década de afastamento. “Os primeiros três meses foram realmente difíceis”, disse ela.

“Olhando para trás, sou muito grato por isso ter acontecido”, disse Bajaria. “Não tenho medo de ser demitido. É muito libertador, na verdade.”

Sob a liderança de Bajaria, a Netflix se tornou um destino para assistir a eventos ao vivo, incluindo especiais de comédia, premiações, programação da WWE e jogos da NFL.

Filmes e séries da Netflix como “Bridgerton” e “Emily em Paris” se tornaram fenômenos globais e impulsionaram economias ao contratar equipes enormes e incentivar o turismo nos cenários das séries.

No ano passado, a Netflix recebeu o maior número de indicações para um único estúdio no Oscar e no Emmy, com 107 indicações em 35 séries, filmes de TV e especiais.

Divulgação: CNBC e Universal Television são divisões da NBCUniversal, que é de propriedade da Comcast.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Notícias