CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Agro

Brasil tem potencial para ampliar o consumo de etanol em até 21 estados, aponta setor

Publicado 16/08/2025 • 09:50 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Brasil pode ampliar consumo interno de etanol em 21 estados, reduzindo disparidade regional e fortalecendo o mercado de biocombustíveis.
  • Expansão do etanol de milho e reforma tributária são vistas como fundamentais para aumentar competitividade frente à gasolina.
  • Setor de biocombustíveis aponta necessidade de comunicação mais clara para estimular uso do etanol pelos motoristas brasileiros.
  • 78% da frota nacional é flex, mas apenas 24% abastece com etanol.
Preços médios do etanol hidratado apresentaram variações em diferentes estados brasileiros.

Preços médios do etanol hidratado apresentaram variações em diferentes estados brasileiros.

Reprodução Pixabay.

Embora o Brasil tenha a maior frota de automóveis flex do mundo, o consumo de etanol hidratado segue concentrado em apenas seis estados — São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Esses mercados respondem por 80% do volume nacional, enquanto os demais 21 estados e o Distrito Federal consomem apenas 20%, apesar de concentrarem 45% dos veículos bicombustíveis, de acordo com dados do setor.

Oportunidade de expansão

Para o CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono, esse desequilíbrio revela um desafio logístico, mas também uma oportunidade. “Infraestrutura de postos, competitividade de preços e políticas tributárias regionais explicam parte da disparidade”.

Com a reforma tributária prevista para 2027 e a expansão da produção do etanol de milho, o acesso deve se tornar mais amplo”, afirmou no painel Expansão global do etanol, durante a FenaBio, integrada à 31ª Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP).

O debate reuniu líderes como Renato Cunha (NovaBio), Pedro Paranhos (Evolua Etanol), Rafael Luiz Ceconello (Toyota do Brasil) e Paulo A. Trucco da Cunha (FS Fueling Sustainability), sob mediação de Luciano Rodrigues, da UNICA.

Mercado interno e desafios regionais

Segundo Ono, 78% da frota nacional é flex, mas apenas 24% abastece com etanol. Cada ponto percentual adicional de participação representa 850 mil m³ de consumo extra. “Se subirmos de 24% para 30%, são cerca de 5 milhões de litros a mais”, disse.

O desempenho de estados como São Paulo (42% de participação do etanol) e Mato Grosso (mais de 50%) comprova, segundo o executivo, que há espaço para crescimento em regiões onde o uso não chega a 8% e postos sequer oferecem bombas de etanol.

Etanol de milho em alta

Com a produção de cana estagnada há mais de uma década, o milho ganhou espaço. A produção de etanol de cana caiu 2% na safra 2024-2025, para 26,76 bilhões de litros, enquanto a de milho subiu 31%, atingindo 8,19 bilhões. A expectativa da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) é alcançar 10 bilhões de litros na safra 2025-2026.

Comunicação com o consumidor

Ono defendeu ainda uma comunicação mais eficaz com os motoristas. Para ele, medidas como a elevação da mistura de anidro na gasolina para 30% (E30) e a adoção da monofasia no imposto federal criaram vantagens competitivas para o etanol, mas não foram compreendidas pelo público.

“Falamos muito dos benefícios dos biocombustíveis, mas o segmento comunica mal. Precisamos mostrar ao consumidor todas as externalidades positivas do etanol”, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro