Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: cadeia produtiva critica Carrefour e reforça sustentabilidade da pecuária
Publicado 23/11/2024 • 19:43 | Atualizado há 7 meses
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Meta está investindo R$ 68,3 bilhões na Scale AI, diz CEO da startup
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Publicado 23/11/2024 • 19:43 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Entrada de um Carrefour na Argentina
Foto: Pablo Porciuncula/AFP
Entidades representativas da cadeia produtiva brasileira emitiram uma carta aberta em resposta à decisão do Carrefour de suspender a compra de carnes do Mercosul para suas lojas na França. O documento, assinado por 42 organizações, classifica a medida como “infundada, desprovida de coerência com os princípios do livre mercado, da sustentabilidade e da cooperação internacional”.
A carta destaca a liderança global do Brasil na produção e exportação de proteínas animais, reforçando que o país é referência em sustentabilidade e qualidade. “O Brasil é líder global na exportação de carne bovina e de frango, abastecendo mais de 160 países, incluindo mercados exigentes como União Europeia, Estados Unidos, Japão e China”, afirmam as entidades. Elas também ressaltam avanços significativos no setor: “Nos últimos 30 anos, a pecuária brasileira aumentou sua produtividade em 172%, enquanto reduziu a área de pastagem em 16%.”
Outro ponto enfatizado é o compromisso do Brasil com a preservação ambiental. “As áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelo agro brasileiro somam 282,8 milhões de hectares, o equivalente a 33,2% do território nacional”, explica o documento. As entidades sublinham que essa área é “mais do que o dobro da área destinada à preservação ambiental na França”.
Além de criticar o posicionamento do Carrefour, a carta alerta para os impactos da decisão. “A exclusão injustificada de produtos do Mercosul do mercado francês não apenas subestima a relevância de nossas exportações, mas também limita o acesso dos consumidores europeus a produtos de alta qualidade, mais seguros e sustentáveis”, pontuam. As entidades também destacam que a medida pode gerar inflação e aumentar emissões de carbono devido ao transporte de mercadorias locais menos eficientes.
O texto questiona o posicionamento do Carrefour como empresa global. “Se uma carne brasileira não serve para abastecer o Carrefour na França, é difícil entender como ela poderia ser considerada adequada para abastecer qualquer outro mercado.” O documento conclui reafirmando o compromisso do Brasil com uma produção responsável e sustentável e cobra uma postura de maior “cooperação, transparência e respeito ao livre mercado” por parte da rede varejista.
Mais lidas
França reafirma direito de Israel se defender; Grécia e Reino Unido se pronunciam
“A carga tributária no Brasil é alta e sempre vai gerar reação”, diz Rodrigo Maia
Irã hasteia ‘bandeira vermelha da vingança’ após bombardeios de Israel; entenda o gesto
Irã: usina nuclear atingida por ataque israelense tem contaminação por radiação, diz diretor
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam