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Agro

EXCLUSIVO: cadeia produtiva critica Carrefour e reforça sustentabilidade da pecuária

Publicado sáb, 23 nov 2024 • 7:43 PM GMT-0300 | Atualizado há 82 dias

Henrique Almeida

KEY POINTS

  • Carta assinada por 42 organizações classifica a medida como "infundada, desprovida de coerência com os princípios do livre mercado, da sustentabilidade e da cooperação internacional".
  • Documento destaca a liderança global do Brasil na produção e exportação de proteínas animais, reforçando que o país é referência em sustentabilidade e qualidade.
Entrada do supermercado Carrefour

Entrada de um Carrefour na Argentina

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

Entidades representativas da cadeia produtiva brasileira emitiram uma carta aberta em resposta à decisão do Carrefour de suspender a compra de carnes do Mercosul para suas lojas na França. O documento, assinado por 42 organizações, classifica a medida como “infundada, desprovida de coerência com os princípios do livre mercado, da sustentabilidade e da cooperação internacional”.

A carta destaca a liderança global do Brasil na produção e exportação de proteínas animais, reforçando que o país é referência em sustentabilidade e qualidade. “O Brasil é líder global na exportação de carne bovina e de frango, abastecendo mais de 160 países, incluindo mercados exigentes como União Europeia, Estados Unidos, Japão e China”, afirmam as entidades. Elas também ressaltam avanços significativos no setor: “Nos últimos 30 anos, a pecuária brasileira aumentou sua produtividade em 172%, enquanto reduziu a área de pastagem em 16%.”

Outro ponto enfatizado é o compromisso do Brasil com a preservação ambiental. “As áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelo agro brasileiro somam 282,8 milhões de hectares, o equivalente a 33,2% do território nacional”, explica o documento. As entidades sublinham que essa área é “mais do que o dobro da área destinada à preservação ambiental na França”.

Além de criticar o posicionamento do Carrefour, a carta alerta para os impactos da decisão. “A exclusão injustificada de produtos do Mercosul do mercado francês não apenas subestima a relevância de nossas exportações, mas também limita o acesso dos consumidores europeus a produtos de alta qualidade, mais seguros e sustentáveis”, pontuam. As entidades também destacam que a medida pode gerar inflação e aumentar emissões de carbono devido ao transporte de mercadorias locais menos eficientes.

O texto questiona o posicionamento do Carrefour como empresa global. “Se uma carne brasileira não serve para abastecer o Carrefour na França, é difícil entender como ela poderia ser considerada adequada para abastecer qualquer outro mercado.” O documento conclui reafirmando o compromisso do Brasil com uma produção responsável e sustentável e cobra uma postura de maior “cooperação, transparência e respeito ao livre mercado” por parte da rede varejista.

Entidades que assinam o documento:

  1. ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne
  2. ABIFUMO – Associação Brasileira da Indústria do Fumo
  3. ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
  4. ABIOGÁS – Associação Brasileira do Biogás
  5. ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
  6. ABISOLO – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal
  7. ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal
  8. ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
  9. ABRAFRIGO – Associação Brasileira de Frigoríficos
  10. ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados
  11. ABRAMILHO – Associação Brasileira dos Produtores de Milho
  12. ABRASEM – Associação Brasileira de Sementes e Mudas
  13. ABRASS – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja
  14. ABCS – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
  15. ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
  16. ACRIMAT – Associação dos Criadores de Mato Grosso
  17. ADIAL – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás
  18. AMA BRASIL – Associação dos Misturadores de Adubo do Brasil
  19. ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho
  20. ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários
  21. APROSOJA/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul
  22. APROSOJA/MT – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso
  23. AIPC – Associação das Indústrias Processadoras de Cacau
  24. BIOSUL – Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul
  25. CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
  26. CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
  27. CITRUSBR – Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos
  28. CLB – CropLife Brasil
  29. FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul
  30. FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  31. FEPLANA – Federação dos Plantadores de Cana do Brasil
  32. FIEMT – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
  33. FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
  34. SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola
  35. SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal
  36. SINDIRAÇÕES – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal
  37. SINDIVEG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal
  38. SRB – Sociedade Rural Brasileira
  39. SUCOS BR – Associação dos Fabricantes de Sucos do Brasil
  40. UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar
  41. VIVA LÁCTEOS – Associação Brasileira de Laticínios
  42. OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras

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