Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Plano Safra é mais do mesmo com menos”, diz Tereza Cristina sobre alta de juros e crédito rural
Publicado 04/07/2025 • 16:37 | Atualizado há 6 horas
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 04/07/2025 • 16:37 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
A senadora pelo Progressistas de Mato Grosso do Sul e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, criticou os termos do Plano Safra 2024/2025, anunciado pelo governo federal nesta semana. Segundo ela, o volume de recursos divulgado é inferior ao do ciclo anterior, enquanto as taxas de juros seguem pressionadas pela elevação da Selic.
“O Plano Safra é mais do mesmo com menos do que o ano passado. Hoje, as projeções que ouvi apontam que ele é 17% menor do que o anterior”, afirmou a parlamentar durante entrevista ao Money Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
De acordo com a senadora, as taxas de juros estipuladas, variando entre 8,5% e 14% para a agricultura empresarial, não são ideais e dificultam o acesso ao crédito, especialmente para pequenos e médios produtores. Tereza Cristina explicou que a equalização de juros oferecida pelo governo é limitada frente às condições do mercado e que o financiamento deve migrar para linhas de crédito livres.
Para a ex-ministra, o cenário é agravado pela ausência de anúncio para o seguro rural, que teve corte de recursos neste ano e permanece indefinido para a próxima safra. Segundo ela, entidades do setor solicitaram R$ 4 bilhões, mas o Ministério da Agricultura só deve se manifestar em setembro. “O produtor precisa de segurança jurídica quando contrata a safra. Hoje, o setor está preocupado até se o seguro vigente será pago”, disse.
Leia também:
Sociedade Rural Brasileira considera Plano Safra 2025/2026 insuficiente para atender o setor
Plano Safra: “O agro paga a conta da irresponsabilidade fiscal do governo”, afirma Pedro Lupion
Fávaro diz que não consegue ‘compreender’ atual Selic em lançamento do Plano Safra 2025/26
Durante a entrevista, Tereza Cristina também comentou a preocupação com a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado externo. A senadora apontou o risco de os Estados Unidos, concorrente direto do Brasil, estabelecerem acordos comerciais com a China, o que poderia afetar as exportações nacionais, especialmente de milho e soja.
Ela relatou que o Brasil já registra queda nas vendas de milho para a China este ano e que as exportações de soja devem ser monitoradas. Outro ponto de atenção, segundo a senadora, é a concorrência do etanol americano no mercado nordestino, em função das janelas de comercialização coincidentes.
A senadora também criticou a proposta do governo federal de taxação sobre LCAs e LCIs, destacando que a medida reduziria os recursos disponíveis para o crédito rural e imobiliário. Ela lembrou que o Progressistas mantém posição contrária a qualquer aumento de impostos, manifestada em carta aprovada pela bancada.
Questionada sobre a permanência do partido no governo, Tereza Cristina defendeu o desembarque da sigla. “Se nós somos contra o que o governo vem encaminhando, para que continuar com ministério?”, questionou.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings