CNBC Trump suspende aplicação de lei que proíbe suborno a autoridades estrangeiras

Empresas & Negócios

Haverá distribuição do bônus de Itaipu para todos os consumidores de até 350 kWh, diz Aneel

Publicado 11/02/2025 • 15:17

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O diretor-geral da Aneel afirmou que a distribuição do bônus de Itaipu neste ano vai continuar para todos os consumidores que consomem até 350 kWh.
  • O diretor garantiu a distribuição mesmo que parte dos recursos esteja destinada a cobrir o déficit da conta de comercialização da Usina.
  • O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou uma proposta de decreto para a Casa Civil sobre como resolver a questão da conta de comercialização de Itaipu.

Divulgação Itaipu Binacional

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou nesta terça-feira (11) que a distribuição do bônus de Itaipu neste ano vai continuar para todos os consumidores que consomem até 350 kWh. Isso vai acontecer mesmo que parte dos recursos esteja destinada a cobrir o déficit da conta de comercialização da Usina.

“Esse bônus está mais alto porque estamos usando parte desses recursos que foram liberados durante a Conta-Covid, que foi um empréstimo quitado antecipadamente. Então, no ano passado tivemos um bônus de R$ 1,4 bilhão, e neste ano temos valores semelhantes”, disse Sandoval em conversa com jornalistas.

Déficit na conta de comercialização de Itaipu

No final do ano passado, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) estimava que a Conta de Comercialização de Itaipu teria um saldo negativo de aproximadamente R$ 333 milhões.

O governo federal vai permitir, por meio de um decreto, que parte dos recursos do bônus de Itaipu seja destinada a cobrir esse déficit.

Proposta de resolução para o déficit

O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou uma proposta de decreto para a Casa Civil sobre como resolver a questão da conta de comercialização de Itaipu. “Encontramos a melhor solução possível, pensando no Brasil como um todo. O déficit da conta de comercialização não é mais um problema”, afirmou Sandoval.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios