Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
BMW registra queda de 37% no lucro líquido anual e alerta para demanda ‘contida’ da China
Publicado 14/03/2025 • 10:05 | Atualizado há 6 meses
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Trump defende que empresas deixem de divulgar resultados trimestrais para fazer a cada seis meses
Índice de referência japonês Nikkei 225 ultrapassa a marca de 45 mil e atinge novo recorde
Os 10 melhores programas de MBA do mundo, segundo o LinkedIn
Publicado 14/03/2025 • 10:05 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Foto: BMW/Divulgação
O lucro líquido da BMW caiu mais de um terço em 2024, indicando uma “demanda contida no mercado chinês”. O lucro líquido do ano caiu 36,9% em comparação com o ano anterior, totalizando 7,68 bilhões de euros (8,32 bilhões de dólares).
O resultado esteve em linha com a previsão da LSEG, segundo a Reuters. As ações estavam sendo negociadas com queda de 2% na manhã desta sexta-feira (14).
A montadora afirmou que espera uma margem de lucro para os carros de cerca de 5% a 7% em 2025, comparado com 6,3% alcançado no ano passado, mas observou que a implementação de tarifas deverá ter um impacto negativo nos lucros no próximo ano.
Leia também:
“Um ambiente competitivo desafiador, desenvolvimentos macroeconômicos, comerciais e geopolíticos podem ter um impacto significativo no desempenho dos negócios”, afirmou a empresa em comunicado.
As previsões da companhia consideram todas as tarifas impostas até 12 de março, incluindo taxas sobre as importações de aço e alumínio dos EUA, e tarifas de 20% sobre importações da China e de 25% sobre importações do Canadá e México.
O diretor financeiro da BMW afirmou que as tarifas adicionais sobre as importações dos EUA, impostas até essa data, reduzirão a margem de lucro de carros em um ponto percentual, segundo a Reuters, citando uma cópia de um discurso que seria entregue aos investidores mais tarde na sexta-feira.
A montadora declarou que espera uma “situação desafiadora contínua na China”, além de citar aumentos nas tarifas e “medidas contínuas de apoio à cadeia de suprimentos” como obstáculos este ano.
As entregas da BMW totalizaram cerca de 2,45 milhões de unidades no ano passado, uma ligeira queda em relação aos 2,55 milhões de 2023. A empresa atribuiu em grande parte a diminuição à interrupção das entregas devido a um sistema de freios defeituoso fornecido pela Continental, o que levou a montadora a reduzir sua previsão para o ano.
Na sexta-feira, o CEO da BMW, Oliver Zipse, disse ao programa “Squawk Box Europe” que as tarifas podem ter sido uma boa ferramenta há décadas, quando os mercados globais não estavam tão interconectados como são hoje — mas criticou o uso delas no mundo moderno.
“Hoje, tudo está conectado com tudo, o mundo verá rapidamente que essa talvez não seja a maneira mais inteligente de melhorar a competitividade”, disse. “Há sinais fortes, ao mesmo tempo, de que existe um futuro para o livre comércio. Veremos nos próximos 12 a 18 meses uma mudança de atitude em relação às tarifas, tenho quase certeza.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Mansão, Ferrari e aeronaves: alvo da PF, advogado Nelson Wilians ostenta nas redes sociais