CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Empresas & Negócios

Brasil é a ‘maior oportunidade’ para Nintendo na América do Sul

Publicado 04/12/2025 • 21:00 | Atualizado há 9 minutos

KEY POINTS

  • Durante a Spoiler Night da CCXP 25, na quarta-feira (3), Pilar Pueblita, gerente de relações públicas e eventos para a América Latina da Nintendo, comentou sobre a importância do mercado brasileiro para a empresa e os impactos dos consumidores brasileiros nas estratégias e produções da empresa.
  • Em entrevista exclusiva para o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, Pueblita afirmou que dentro dos países da América do Sul, o "Brasil é a maior oportunidade para a Nintendo".
Nintendo Switch.

Nintendo Switch.

Foto: Philip FONG/AFP.

Durante a Spoiler Night da CCXP 25, na quarta-feira (3), Pilar Pueblita, gerente de relações públicas e eventos para a América Latina da Nintendo, comentou sobre a importância do mercado brasileiro para a empresa e os impactos dos consumidores brasileiros nas estratégias e produções da empresa.

Em entrevista exclusiva para o Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Pueblita afirmou que dentro dos países da América do Sul, o “Brasil é a maior oportunidade para a Nintendo”.

Além de lançar o novo sistema no país, no mesmo dia do lançamento global, e de disponibilizar a maioria de seus jogos em português brasileiro, Pilar aponta a criação de comerciais exclusivos para os consumidores brasileiros e a vinda do “Mall Tour” para 5 cidades do país, como indicações do comprometimento e da importância do Brasil para a Nintendo.

Além disso, a gerente afirma que a resposta dos consumidores é positiva, vista principalmente através de redes sociais, mas também em eventos como a CCXP, onde os consumidores podem jogar os jogos da Nintendo e viver em primeira mão a experiência dos novos lançamentos.

De acordo com ela “a missão da Nintendo é colocar sorrisos nos rostos das pessoas” e com a recepção dos consumidores e o sucesso destes eventos, a Nintendo e a equipe da América Latina estão “muito animados para continuar trabalhando de perto para esticar o nosso relacionamento com a comunidade no país”.

Leia mais
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2

BGS 2025 movimenta o mercado de games e consolida o Brasil como polo estratégico da indústria global

Confira a entrevista completa

Primeiro, queríamos falar sobre sobre o mercado brasileiro, sobre como a Nintendo chegou ao Brasil e à América Latina e como a empresa viu a oportunidade de vir para cá.

A região da América Latina para a Nintendo é definitivamente uma região prioritária e dentro da região latino-americana, o Brasil é a maior oportunidade que temos. Então o Brasil agora é uma prioridade de negócios para a Nintendo e mostramos isso, nos últimos anos. Eu vou te dar alguns exemplos. Neste ano, o sistema Nintendo Switch 2 chegou ao Brasil no primeiro dia de seu lançamento global. Essa foi a primeira vez na história da Nintendo New Hardware que o sistema está disponível para os consumidores no país, no primeiro dia do lançamento global. Então, esta é uma forma de mostrar a importância do mercado.

Sobre os jogos físicos, basicamente, todos os jogos para Nintendo Switch agora estão disponíveis no mercado na versão física. E eu vou te dar outro exemplo de quão importante e como o Brasil é uma grande oportunidade para a Nintendo. Basicamente todos os jogos originais da Nintendo, para Nintendo Switch e para Nintendo Switch 2, foram adaptados para o português do Brasil e amanhã, no dia 4 de dezembro, vamos dar as boas-vindas ao ‘Metroid Prime 4: Beyond’

Então os brasileiros serão capazes de jogar o jogo em seu idioma. O Brasil é definitivamente a maior oportunidade que a Nintendo tem na América do Sul.

Como vocês tiveram que mudar a comunicação ou estratégias para vir para a América Latina e para o Brasil?

Nós, claro, queremos conhecer os consumidores brasileiros e estamos trazendo algumas ideias originais e você provavelmente se lembra que, apenas algumas semanas atrás, a Nintendo lançou o primeiro comercial de TV projetado e produzido exclusivamente para o Brasil, para o mercado brasileiro. Então, esta produção, este comercial de TV foi exclusivo para o mercado brasileiro. Gravado e produzido aqui no Brasil, com atores brasileiros. Então, este é um exemplo do trabalho que a Nintendo está fazendo para chegar aos consumidores brasileiros. Estar em eventos como este, como CCXP Brasil ou outros eventos como Brazil Game Show ou Gamescom aqui no Brasil.

E eu vou dar outro exemplo do trabalho que estamos fazendo para esticar nossa relação com o brasileiro, com a comunidade. O “Nintendo Mall Tour América Latina” é uma iniciativa regional que lançamos em diferentes países, seis países da América Latina, 14 cidades e cinco dessas 14 cidades estão aqui no Brasil. Então, vai começar no dia 5 de dezembro, em Maceió, e continuaremos nos próximos meses, até abril de 2026, em outras cidades. Vai ser em Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Vocês têm alguma resposta dos consumidores ou notou alguma mudança depois dessas ações no Brasil?

Basicamente, via mídia social, mas também ao ver os rostos das pessoas em eventos como um CCXP. A missão da Nintendo é colocar sorrisos nos rostos das pessoas e é o que estamos fazendo aqui, em eventos como a CCXP. Essa é uma maneira de vermos que a recepção dos consumidores no Brasil é positiva e estamos muito animados para continuar trabalhando de perto com nossas equipes aqui no Brasil para esticar o nosso relacionamento com a comunidade no país.

E qual a importância de eventos como este?

Uma dos principais objetivos que estamos realizando em eventos como a CCXP é dar uma chance aos consumidores de jogar os jogos da Nintendo. Todos os anos temos diferentes listas de jogos disponíveis para os consumidores jogarem. O que estamos fazendo aqui na CCXP está aumentando a oportunidade dos consumidores jogarem o novo sistema. E estamos na frente da primeira temporada para o sistema Nintendo Switch 2 e o que estamos fazendo aqui deixar as pessoas jogarem esses jogos, terem a experiência do sistema Nintendo Switch 2. Então, por exemplo, com o “Metroid Prime 4: Beyond”, eles vão experimentar o controle com o joycon, terão a oportunidade de jogar Kirby Riders, que foi lançado há apenas dez dias, ou eles serão capazes de jogar outros títulos como Pokémon Legends, outro novo jogo que está disponível para o Nintendo Switch 2, e Mario Kart World, que todo mundo adora jogar.

Então todos esses jogos estão aqui e o objetivo é que as pessoas experimentem a jogabilidade desses jogos para comemorar conosco a primeira temporada de férias para o sistema.

_

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;