CNBC

CNBCSpirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial

Empresas & Negócios

BTG Pactual vê Braskem sob forte pressão financeira e alerta para risco de diluição

Publicado 29/09/2025 • 11:07 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Braskem enfrenta spreads petroquímicos fracos e despesas financeiras crescentes.
  • Relatório alerta para risco de diluição com possível conversão de dívida em ações.
  • Renegociação de linhas de crédito e vencimentos em 2028 são vistos como pontos críticos.

A Braskem segue em uma posição delicada, segundo relatório divulgado pelo BTG Pactual. A companhia sofre com spreads petroquímicos deprimidos — isto é, margens apertadas entre o custo das matérias-primas (como nafta e gás natural) e o preço de venda dos produtos finais — ao mesmo tempo em que enfrenta aumento constante das despesas financeiras, fatores que vêm corroendo seu valor de mercado.

O banco destacou a recente decisão da Braskem de contratar assessores financeiros e jurídicos, o que amplia as preocupações sobre a necessidade de alternativas como conversão de dívida em ações, emissão de instrumentos híbridos ou operações com garantias.

Cenário de conversão de dívida

O BTG simulou um cenário em que 25% da dívida, cerca de US$ 1,7 bilhão, fosse convertida em ações. Para manter participação de até 49%, a Petrobras teria de aportar montante equivalente, evitando consolidação total. A alavancagem poderia cair para 2,6 vezes dívida líquida sobre Ebitda em 2026, abrindo espaço para eventual recuperação caso o ciclo petroquímico se inverta.

O banco faz um alerta: o risco de diluição está agora firmemente colocado na mesa, e com alternativas limitadas, a perspectiva para os acionistas atuais parece cada vez mais pressionada. O risco mencionado é de diluição acionária, já que a conversão de parte da dívida em novas ações aumentaria a base societária e reduziria a fatia relativa dos atuais acionistas.

Nesse modelo, o impacto seria sentido também nos dividendos da Petrobras, que teriam rendimento reduzido de aproximadamente 9% para 8,2%. O relatório é assinado pelos analistas Luiz Carvalho, Gustavo Cunha, Thomas Tenyi e Renan Tiburcio.

Liquidez

O banco avalia que a renegociação da linha de crédito rotativa (RCF) será determinante para garantir liquidez no curto prazo, mas reconhece que o processo pode ser difícil diante das sucessivas perdas de grau de crédito.

O principal desafio está no vencimento de títulos em 2028. Sem medidas estruturais até lá, a empresa corre o risco de enfrentar essa barreira em posição financeira mais frágil.

Recomendações

Na conclusão do relatório, o BTG Pactual manteve recomendação neutra para Braskem e estabeleceu preço-alvo de R$ 11 por ação.

Ratings

Em comunicado ao mercado divulgado na manhã desta segunda-feira (29), a Braskem informou que as agências de classificação de risco Fitch Ratings e S&P Global Ratings rebaixaram sua nota de crédito global para CCC+ e CCC-, ambas com perspectiva negativa.

A companhia afirmou que mantém o compromisso com seus stakeholders e seguirá focada na implementação de iniciativas de resiliência e transformação, para mitigar os impactos do ciclo prolongado de baixa da indústria química global e fortalecer a competitividade no Brasil.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;