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BRF anuncia nova fábrica de alimentos na Arábia Saudita com investimento de US$ 160 milhões
Publicado 21/04/2025 • 10:44 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 21/04/2025 • 10:44 | Atualizado há 3 meses
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Divulgação BRF
BRF.
A BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, vai construir uma nova fábrica de alimentos processados em Jeddah, na Arábia Saudita. O investimento previsto é de cerca de US$ 160 milhões.
O projeto será realizado por meio da joint venture BRF Arabia Holding Company, formada com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do fundo soberano saudita Public Investment Fund (PIF).
Essa será a terceira unidade da BRF no país e a sétima no Oriente Médio. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), a unidade terá capacidade para produzir cerca de 40 mil toneladas por ano. A operação deve começar em meados de 2026, com foco inicial no mercado saudita e possibilidade de exportação para países da região. A planta poderá ter a capacidade ampliada no futuro.
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O investimento será de US$ 63 milhões em 2025 e US$ 98 milhões em 2026. A matéria-prima será, inicialmente, fornecida pelo Brasil. A expectativa, segundo a companhia de alimentos, é de que a fábrica gere mais de 500 empregos diretos.
A construção ocorre em um momento de ampliação da atuação da BRF na Arábia Saudita. Em 2023, a empresa adquiriu 26% da Addoha Poultry Company, produtora de frango halal no país.
“Os investimentos em novas unidades produtivas fortalecem nossa presença e vantagem competitiva na região, permitindo ampliar nossa oferta de produtos de valor agregado para atender à crescente demanda dos consumidores do mercado halal”, disse Igor Marti, vice-presidente para o Mercado Halal da BRF, em comunicado enviado à imprensa.
Segundo a HPDC, a iniciativa está alinhada à estratégia da Arábia Saudita de reduzir a dependência de produtos importados e aumentar a produção local, como parte da Visão 2030, plano do governo para diversificar a economia. Para Fahad Alnuhait, CEO da HPDC, a construção da nova unidade marca um avanço na estratégia saudita de expandir a produção halal e diminuir a dependência de importações.
“Essa nova instalação representa um grande passo à frente em nossa estratégia de construir ecossistemas integrados de fabricação halal. Em parceria com a BRF, esse investimento reflete nossos esforços contínuos para promover a posição da Arábia Saudita na economia halal global”, disse.
“Jeddah é a segunda maior cidade da Arábia Saudita e sua localização estratégica permite melhor acesso ao mercado consumidor e aos parceiros comerciais. Estamos muito atentos às oportunidades no país”, acrescentou Marquinhos Molina, CEO da BRF Arábia.
A BRF atua no Oriente Médio há mais de 50 anos, com presença em mais de 14 países e operação de distribuição própria.
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