Cadillac espera que um em cada três carros vendidos seja elétrico em 2025
Publicado 18/03/2025 • 12:10 | Atualizado há 1 dia
Publicado 18/03/2025 • 12:10 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Divulgação/Cadillac
A Cadillac espera que cerca de um em cada três veículos que vender nos Estados Unidos este ano sejam modelos totalmente elétricos, à medida que a montadora expande sua linha de veículos elétricos, apesar da adoção mais lenta do que o esperado da tecnologia em toda a indústria.
A marca de luxo da General Motors prevê oferecer cinco veículos elétricos até o final deste ano, incluindo o recém-lançado Escalade IQ e o crossover de entrada Optiq. Eles se juntam ao Cadillac Lyriq, que será seguido ainda este ano pelo crossover de três filas Vistiq e pelo modelo Celestiq, que custa mais de US$ 300 mil.
“O momentum está realmente presente”, disse Brad Franz, diretor de marketing da Cadillac, à CNBC. “Vamos aproveitar esse momento e não estamos lançando os veículos para redistribuir os negócios entre [motores de combustão interna] e o portfólio de veículos elétricos. É para expandir o negócio.”
A Cadillac tem como meta que os veículos elétricos representem entre 30% e 35% de suas vendas domésticas totais em 2025, afirmou Franz. Isso representaria um aumento considerável em relação aos 18% das vendas nos EUA, ou 29.072 veículos, em 2024.
Os veículos elétricos representaram 8,1% dos cerca de 16 milhões de carros vendidos no ano passado nos EUA, segundo a Cox Automotive. Esse número foi inferior aos 10% esperados pelos analistas no início do ano.
O aumento no número de veículos elétricos e as vendas projetadas acompanham a decisão da Cadillac de reverter os planos de oferecer exclusivamente veículos totalmente elétricos até 2030. Em vez disso, a empresa disse que a eliminação dos veículos movidos a gasolina será determinada pela demanda dos consumidores, mas que continuará a oferecer uma linha completa de modelos elétricos.
A Cadillac é uma das várias marcas que abandonaram planos de vender exclusivamente veículos elétricos nos próximos anos, já que a adoção dos carros pelos consumidores não ocorreu tão rapidamente quanto o esperado. Há também uma crescente preocupação com as vendas de veículos elétricos diante da falta de apoio federal do presidente Donald Trump para esses carros.
“Nosso portfólio de veículos elétricos complementará a parte a combustão do portfólio e trará novos clientes para a marca”, disse Franz durante um evento para lançar o Escalade IQ e o Optiq. “É o nosso compromisso com a escolha e em oferecer opções para os clientes.”
As vendas da Cadillac nos EUA no ano passado aumentaram 8,8%, lideradas pela mais que triplicada venda do Lyriq, que começou a ser vendido no final de 2022.
O Escalade IQ, incluindo uma versão maior “L”, e o Optiq são veículos novos importantes para a marca, que visa ser a marca de luxo de veículos elétricos mais vendida no país. A empresa não inclui a Tesla, que é a marca de veículos elétricos mais vendida nos EUA, com modelos em faixas de preço semelhantes aos da Cadillac, em sua definição de “luxo”.
“O Optiq e o Escalade IQ vão crescer muito rápido”, disse Franz. “Estamos pegando tudo o que o Escalade significa hoje no mercado e agora oferecendo isso como um EV que os clientes vão reconhecer e confiar.”
O Escalade IQ, com preço inicial de cerca de US$ 130.000, é o maior SUV totalmente elétrico oferecido por qualquer montadora.
O modelo deve testar o mercado de SUVs grandes para veículos elétricos, ao mesmo tempo, em que expande a linha do veículo mais conhecido e altamente lucrativo da Cadillac. O carro traz elementos de design semelhantes aos outros EVs da Cadillac, além do Escalade a gasolina.
O Optiq funcionará como o “gateway”, ou modelo de entrada, para veículos elétricos, com preço inicial de cerca de US$ 55.000 — cerca de US$ 4 mil a menos do que o Lyriq maior. Ele entra em um segmento de crossovers elétricos cada vez mais competitivo, atualmente liderado pelo Lyriq.
O Optiq também estreará uma nova parceria com a Dolby Laboratories para a tecnologia de som surround “Atmos”, que foi lançada inicialmente para cinemas. O sistema será expandido para toda a linha da Cadillac.
A Cadillac espera que o Lyriq — produzido no Tennessee — continue sendo seu EV mais vendido, apesar de o Optiq ser mais barato, disse Franz.
O Optiq está sendo produzido em uma das fábricas da GM no México. Franz se recusou a comentar sobre como as possíveis tarifas de 25% que Trump ameaçou aplicar sobre veículos do México podem impactar as vendas do modelo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Tarifas dos EUA: Brasil pode ser afetado, mas também pode se beneficiar, afirma especialista
Federal Reserve dos EUA manteve taxa de juros sem alteração
Lucro líquido da EcoRodovias cresce 26,3% em 2024, atingindo R$ 981,5 milhões
"Queda de preço do café, só em 2026. Mas não volta ao patamar que nos acostumamos", diz Abic
Lucro da Tencent no quarto trimestre dispara 90% impulsionado por jogos e publicidade