CNBC

CNBC Impacto da IA no mercado de trabalho: jovens do setor de tecnologia são os primeiros afetados, diz economista do Goldman Sachs

Empresas & Negócios

CEO sorriso: de moquecas à onboardings, a estratégia de Julio Brito, da Swile no Brasil

Publicado 14/03/2025 • 19:46 | Atualizado há 5 meses

Juliana Colombo, do Times Brasil

Ele chega sorridente, mostrando o par de tênis (para os inteirados, “sneakers”) que combinam com o terno italiano azul jeans bem cortado. “Estou me sentindo moderno, nada mal para quem tem quase 60, né?”. Julio Brito é general manager da empresa de benefícios flexíveis francesa Swile. Ele se senta, pede uma quiche e um suco de laranja para não ficar muito tempo sem comer antes das entrevistas que ia dar naquela noite – a mim e à Chris Pelajo, do Jornal Times, do Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC.

Julio comanda uma startup que nasceu na França em 2018, prometendo mais que que um simples vale-refeição, mas um cartão com uma série de benefícios, inclusive premiações. Em 2021, a empresa desembarcou no Brasil, se tornou unicórnio (mais de US$ 1 bilhão de valor de mercado), com a aquisição da Vee Benefícios e aporte de US$ 200 milhões do Softbank. A meta é alcançar o break even já neste ano, antecipando o programado para 2026.

Nasceu no Mato Grosso, mas é neto de baiano e vive há mais de 20 anos em Salvador, onde conheceu sua esposa e teve seus três filhos. Fica em São Paulo durante a semana e voa para ver a família aos fins de semana. Dorme 5 horas por noite, faz caminhada pelas manhãs e leva a leveza da Bahia para as relações diárias com os colaboradores.

Julio com colaboradores / rede social

Entrou como menor aprendiz no Banco do Brasil em 1980, onde trabalhou por 16 anos. Pediu demissão, enfrentando resistência de sua família e amigos. Em seguida, ele se mudou para Manaus, onde recrutou funcionários e estabeleceu a operação de uma empresa, antes de passar por outras cidades, como Salvador, Belo Horizonte, e São Paulo. Trabalhou também na Cielo, onde foi promovido a diretor de vendas e mais tarde se envolveu com o Banco Safra, onde o projeto de adquirência foi postergado devido à crise da Grécia.

Após um tempo na holding de shopping centers canadense Ancar Ivanhoé, ele foi convidado para a Alelo, onde permaneceu por sete anos, lidando com operações de benefícios, adquirência e mobilidade. Posteriormente, recebeu um convite para ser CEO de uma nova empresa, a Swile, com a missão de iniciar operações no Brasil. Ele assumiu a posição de CEO no início de 2022, e a empresa teve um crescimento significativo, aumentando de 70 mil para quase 800 mil usuários ativos, além de dobrar o número de funcionários.

Esta semana, inclusive, a Swile vai inaugurar um novo escritório, na região da avenida Paulista. Antes, ficava na Berrini, na zona sul de São Paulo – e era, segundo Julio, muito longe para os colaboradores.
Para estar mais perto de quem lidera, Julio, cujo hobby é cozinhar, faz moqueca de camarão e de quando em quando faz brunchs com os funcionários e participa de todos os processos de onboarding da empresa. Carnaval e filmes de Natal são outras paixões de Julio.

A seguir, trechos das entrevista completa:

Trajetória Profissional

Times Brasil: Me conta um pouco da sua trajetória até chegar aqui. Sei que você passou pelo setor bancário, administração. Como foi esse caminho?
Julio Brito: Eu nasci em Mato Grosso, numa família humilde. Meu pai era caminhoneiro, minha mãe costureira e professora. Minha cidade tem 4 mil habitantes hoje, mas quando nasci devia ter uns mil. Comecei a trabalhar cedo: fui ajudante de pedreiro, vendedor ambulante, balconista.

TB: Como foi sua entrada no mercado financeiro?
JB: Em 1980, o Banco do Brasil chegou à minha cidade com um programa de inserção para jovens carentes. Entrei como menor aprendiz e passei 16 anos no banco, rodando por várias cidades. Foi em Salvador que conheci minha esposa e casei.

TB: E a transição para o setor de cartões?
JB: Na época, o dinheiro de plástico estava crescendo no Brasil. A Visanet, hoje Cielo, estava expandindo. Vi nisso uma oportunidade. Minha agência era campeã de antecipação de recebíveis de cartão. Sempre acreditei que o dinheiro de plástico era o futuro.

Chegada à Swile e Desafios como CEO

TB: Como surgiu o convite para a Swile?
JB: Após a reforma trabalhista de 2017, vi potencial nos benefícios flexíveis. A Swile adquiriu uma empresa no Brasil e me convidou para ser CEO. O processo de seleção durou cinco meses, com várias entrevistas na França e no Brasil.

TB: Como estava a empresa quando você assumiu?
JB: Com menos de dois meses de operação, 70 mil usuários e 114 funcionários.

TB: Como está a empresa hoje?
JB: Já temos quase 800 mil usuários e dobramos o número de funcionários. Também antecipamos o break-even em um ano.

Estilo de Liderança

TB: Como você se define como líder?
JB: Gosto de dividir responsabilidades, não sou centralizador. Acredito que trabalhar com gente é desafiador, mas gratificante. Não tenho sala, faço brunchs a cada 45 dias com funcionários de base e participo do onboarding de todos.

TB: Tem alguma ação inusitada que fez com os funcionários?
JB: Um dia levei uma moqueca para almoçar com eles. Todos postaram sobre isso, e foi um sucesso.

Vida Pessoal e Hobbies

TB: Quais são seus hobbies?
JB: Gosto de cozinhar, caminhar, ir à praia e assistir filmes. Assisto a filmes de Natal toda semana, o ano inteiro. E gosto de Carnaval, há 22 anos passo o Carnaval na Bahia, pulando nos blocos de trio elétrico.

Futuro?

JB: A minha carreira com mais de 40 anos, eu falei, poxa, eu gostaria de não encerrar, mas fazer uma transição de carreira, porque o meu aspiracional hoje, no futuro, é trabalhar com mentoria, em conselhos, porque eu acho que com toda essa bagagem, com toda essa experiência minha no mundo cooperativo e na vida, eu posso contribuir com várias empresas no futuro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios