CNBC

CNBCValor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues

Empresas & Negócios

Comcast supera estimativas de lucro apesar de novas perdas em assinantes de banda larga

Publicado 30/10/2025 • 08:37 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • A Comcast divulgou nesta quinta-feira (30) os resultados do terceiro trimestre, com lucro e receita acima das estimativas dos analistas de Wall Street.
  • A empresa informou ter perdido 104 mil clientes de banda larga no período — o quarto trimestre consecutivo em que não conseguiu ampliar sua base de assinantes nesse segmento.
  • Ao longo deste ano, a Comcast vem reformulando sua estratégia de banda larga após sucessivos trimestres de estagnação no crescimento de usuários.

Thomas Fuller / SOPA Images via Reuters Connect

Logotipo da Comcast

A Comcast superou as estimativas de lucro e receita de Wall Street no terceiro trimestre, apesar de registrar, mais uma vez, queda no número de clientes de banda larga.

A empresa informou ter perdido 104 mil assinantes domésticos de banda larga no período, reduzindo sua base total para cerca de 31,4 milhões de clientes. Este foi o quarto trimestre consecutivo em que a Comcast não conseguiu expandir sua base de usuários de internet.

No início do ano, a companhia apresentou iniciativas voltadas para impulsionar o crescimento da banda larga — o pilar central de seus negócios —, diante da concorrência acirrada de provedores alternativos, especialmente empresas de 5G.

A Comcast, que em breve será liderada pelos co-CEOs Brian Roberts e Mike Cavanagh, deve depender ainda mais do segmento de conectividade no próximo ano, após a transação planejada com a Versant, que prevê a transferência de ativos de suas redes de TV a cabo.

Mesmo assim, os negócios da empresa, que englobam os serviços de banda larga, TV a cabo e telefonia móvel sob a marca Xfinity, além da NBCUniversal, superaram as previsões de Wall Street.

As ações da Comcast subiram cerca de 2,5% nas negociações de pré-mercado.

Confira o desempenho da empresa em relação às estimativas médias dos analistas, segundo a LSEG:

  • Lucro por ação: US$ 1,12 (ajustado) vs. US$ 1,10 esperados
  • Receita: US$ 31,2 bilhões vs. US$ 30,7 bilhões esperados

No trimestre encerrado em 30 de setembro, o lucro líquido atribuível à Comcast caiu 8%, para US$ 3,33 bilhões (ou US$ 0,90 por ação), ante US$ 3,63 bilhões (US$ 0,94 por ação) no mesmo período do ano anterior.

Ajustando por itens pontuais, como despesas com juros e reavaliação de ativos, a empresa reportou lucro por ação ajustado de US$ 1,12.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu cerca de 1%, para US$ 9,7 bilhões.

A receita total recuou quase 3%, para US$ 31,2 bilhões, frente aos US$ 32,1 bilhões registrados no mesmo trimestre do ano passado.

A receita do segmento de conectividade e plataformas — que inclui banda larga, celular, TV por assinatura e outros serviços — ficou em US$ 20,18 bilhões, uma queda de quase 1% na comparação anual.

A empresa destacou novamente o crescimento recorde em clientes móveis, com 414 mil novas linhas adicionadas no terceiro trimestre, totalizando 8,9 milhões. Com o enfraquecimento do setor de banda larga, companhias de cabo como a Comcast têm apostado na telefonia móvel como novo motor de crescimento.

O êxodo de assinantes de pacotes de TV paga continuou no trimestre: a Comcast perdeu 257 mil clientes nesse segmento, encerrando setembro com 11,5 milhões de assinantes domésticos.

A NBCUniversal, braço de mídia da Comcast, está em processo de cisão de sua carteira de canais de TV a cabo, incluindo a CNBC. A operação deve ser concluída até o fim do ano.

A receita da divisão de mídia foi de US$ 6,6 bilhões, queda de quase 20% no período.

Contudo, excluindo o impacto das Olimpíadas de Verão, realizadas no mesmo trimestre do ano passado, a receita aumentou 4% em relação a 2023.

O Ebitda da divisão de mídia atingiu US$ 832 milhões, alta de 28% na comparação anual, impulsionado em parte pelo serviço de streaming Peacock.

O Peacock contava com 41 milhões de assinantes até 30 de setembro, número praticamente estável nos últimos três trimestres, e reduziu suas perdas para US$ 217 milhões, ante US$ 436 milhões no mesmo período de 2023.

Em outubro, entrou em vigor o acordo de direitos de mídia entre a NBCUniversal e a NBA, que marcou o retorno do basquete profissional à emissora NBC e estreou o esporte na plataforma Peacock. A expectativa é que a parceria impulsione o crescimento do streaming.

A receita dos estúdios de cinema cresceu 6%, para US$ 3 bilhões, impulsionada pelo lançamento de “Jurassic World Rebirth”, em julho.

A receita dos parques temáticos aumentou quase 19%, para US$ 2,72 bilhões, com o Ebitda do segmento subindo 13%, para US$ 958 milhões, em razão da abertura do Epic Universe, em maio.

Divulgação: a Comcast é controladora da NBCUniversal, proprietária da CNBC. A Versant se tornará a nova controladora da CNBC após a conclusão da cisão planejada pela Comcast.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;