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Como a On está enfrentando Nike e Adidas na “corrida dos tênis”

Publicado 24/05/2025 • 11:20 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A marca suíça On está rapidamente se consolidando como uma concorrente global no mercado de roupas esportivas.
  • A empresa, que vende tênis e roupas esportivas de alto padrão e preços premium, registrou um aumento de mais de 40% nas vendas líquidas no trimestre encerrado em 31 de março, alcançando 726,6 milhões de francos suíços (US$ 869 milhões).
  • Analistas afirmam que a marca conseguiu conquistar participação de mercado de concorrentes tradicionais, como Nike e Adidas, graças à inovação em seus produtos e ao timing estratégico.
Analistas afirmam que a marca conseguiu conquistar participação de mercado de concorrentes tradicionais, como Nike e Adidas, graças à inovação em seus produtos e ao timing estratégico.

Analistas afirmam que a marca conseguiu conquistar participação de mercado de concorrentes tradicionais, como Nike e Adidas, graças à inovação em seus produtos e ao timing estratégico.

Divulgação/On

A marca suíça On está rapidamente se consolidando como uma concorrente global no mercado de roupas esportivas.

A empresa, que vende tênis e roupas esportivas de alto padrão e preços premium, registrou um aumento de mais de 40% nas vendas líquidas no trimestre encerrado em 31 de março, alcançando 726,6 milhões de francos suíços (US$ 869 milhões) em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Analistas afirmam que a marca conseguiu conquistar participação de mercado de concorrentes tradicionais, como Nike e Adidas, graças à inovação em seus produtos e ao timing estratégico.

“O principal ponto que eles realmente entenderam foi apostar na estética do tênis”, disse Aneesha Sherman, diretora-gerente da Bernstein. “É um formato realmente diferente de tudo o que o consumidor já tinha visto. Foi isso que impulsionou o sucesso inicial.”

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Por volta da época da oferta pública inicial da On, em 2021, a Nike enfrentava queda nas vendas devido a um recuo das vendas no atacado e à estagnação em inovação. A Adidas também passou por trimestres turbulentos ao encerrar sua polêmica parceria com Kanye West.

Segundo dados da FactSet, Nike e Adidas ainda detêm, juntas, 58% da participação de mercado global. Já a On representa pouco menos de 3%. No entanto, sua taxa de crescimento de lucros superou a das duas gigantes nos últimos trimestres.

“Foi uma combinação de sorte e estratégia que permitiu à marca alcançar essa escala impressionante a partir de 2021, atingindo o consumidor de massa”, disse Sherman. “Pela primeira vez, os varejistas estavam realmente buscando marcas emergentes e com alto potencial de crescimento para ocupar espaço nas prateleiras, e a On estava pronta para isso.”

Agora, a Nike tenta se reestruturar sob o comando de seu novo CEO, Elliott Hill, o que, segundo analistas, pode representar um desafio para o avanço da On.

A empresa também enfrenta incertezas em relação a tarifas, assim como o restante da indústria de roupas esportivas. Cerca de 90% dos tênis da On são fabricados no Vietnã, país que, segundo o presidente Donald Trump, pode ser alvo de uma tarifa de importação de 46%.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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