Credit Suisse teve crise por anos de má gestão, conclui CPI na Suíça
Publicado 20/12/2024 • 16:05 | Atualizado há 5 meses
Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro
Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem
Fundos da SoftBank registram prejuízo anual com ganhos de investimento reduzidos em 40%
Acordo EUA e China: pausa tarifária significa novo aumento nas remessas de carga e preços mais altos
McDonald’s anuncia planos para contratar 375 mil trabalhadores
Publicado 20/12/2024 • 16:05 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Sede do Credit Suisse em Zurique
Roland zh/Wikicommons
A crise que levou o Credit Suisse ao colapso foi motivada por anos de má gestão e a solução escolhida pelas autoridades da Suíça, envolvendo a aquisição do banco pelo UBS, foi apropriada, de acordo com um relatório do Comitê Parlamentar de Investigação divulgado nesta sexta-feira (20).
O documento sobre a gestão das autoridades no contexto da crise do CS avalia que a solução acalmou os mercados e evitou uma crise financeira e econômica. Na visão do comitê, a crise expôs certas fraquezas da regulamentação existente sobre as instituições “grandes demais para falir”.
O relatório atesta que as autoridades tiveram, portanto, de trabalhar arduamente para implementar uma solução em poucos dias, com base nos preparativos feitos nos meses anteriores. No contexto de mercados financeiros tensos e tendo em conta a extensão da perda de confiança no Credit Suisse, a opção da compra pelo UBS foi vista como a mais conveniente, bem como a menos arriscada e mais rentável para o governo e os contribuintes, a fim de enfrentar a crise de confiança, observou o comitê.
No entanto, a aquisição teve de ser acompanhada por medidas de apoio governamental, a fim de garantir a liquidez do Credit Suisse e criar as condições para uma aquisição bem sucedida. Para o comitê, a saída fortaleceu o sistema financeiro, garantiu a estabilidade do sistema financeiro internacional e, com isso, foram evitadas graves consequências para a economia suíça.
Ainda nesta sexta-feira, o Conselho Federal da Suíça informou que tomou conhecimento do relatório parlamentar, que inclui sugestões sobre como melhorar o kit de ferramentas de crise. O Conselho Federal examinará as medidas propostas e fará ajustes quando necessário.
Mais lidas
Brazilian Week 2025: autoridades e executivos destacam potencial do Brasil para investimentos
Trump anuncia US$ 600 bilhões de investimentos da Arábia Saudita
Para driblar juro alto, Volkswagen aceita até grãos como pagamento; veja entrevista com Ciro Possobom, CEO da empresa
Brazilian Week: Eduardo Leite fala da importância da despolarização política e potencial de investimentos no RS
Rendimentos dos títulos do Tesouro estão estáveis; investidores analisam acordo entre China e EUA e aguardam dados sobre inflação