Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Credit Suisse teve crise por anos de má gestão, conclui CPI na Suíça
Publicado 20/12/2024 • 16:05 | Atualizado há 8 meses
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
EUA e UE detalham tarifas para automóveis, produtos farmacêuticos e outros setores
Reestruturação da Meta inclui redução de gastos massivos com talentos em inteligência artificial
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Publicado 20/12/2024 • 16:05 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Sede do Credit Suisse em Zurique
Roland zh/Wikicommons
A crise que levou o Credit Suisse ao colapso foi motivada por anos de má gestão e a solução escolhida pelas autoridades da Suíça, envolvendo a aquisição do banco pelo UBS, foi apropriada, de acordo com um relatório do Comitê Parlamentar de Investigação divulgado nesta sexta-feira (20).
O documento sobre a gestão das autoridades no contexto da crise do CS avalia que a solução acalmou os mercados e evitou uma crise financeira e econômica. Na visão do comitê, a crise expôs certas fraquezas da regulamentação existente sobre as instituições “grandes demais para falir”.
O relatório atesta que as autoridades tiveram, portanto, de trabalhar arduamente para implementar uma solução em poucos dias, com base nos preparativos feitos nos meses anteriores. No contexto de mercados financeiros tensos e tendo em conta a extensão da perda de confiança no Credit Suisse, a opção da compra pelo UBS foi vista como a mais conveniente, bem como a menos arriscada e mais rentável para o governo e os contribuintes, a fim de enfrentar a crise de confiança, observou o comitê.
No entanto, a aquisição teve de ser acompanhada por medidas de apoio governamental, a fim de garantir a liquidez do Credit Suisse e criar as condições para uma aquisição bem sucedida. Para o comitê, a saída fortaleceu o sistema financeiro, garantiu a estabilidade do sistema financeiro internacional e, com isso, foram evitadas graves consequências para a economia suíça.
Ainda nesta sexta-feira, o Conselho Federal da Suíça informou que tomou conhecimento do relatório parlamentar, que inclui sugestões sobre como melhorar o kit de ferramentas de crise. O Conselho Federal examinará as medidas propostas e fará ajustes quando necessário.
Mais lidas
Além do Pix: empresas dos EUA reclamam a Trump de STF, Anatel e taxação de big techs
Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC tem dois jornalistas entre os 100 mais admirados do país
EXCLUSIVO: por que as big techs americanas temem a regulamentação das redes sociais no Brasil?
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Apesar do tarifaço, real lidera valorização global ante o dólar no último mês; economistas analisam cenário