Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresa dos EUA anuncia a construção data center de IA no Paraná, o 1º da América Latina
Publicado 06/02/2025 • 17:51 | Atualizado há 5 meses
Publicado 06/02/2025 • 17:51 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Foto: Pixabay
A RT-One, multinacional norte-americana com presença nos Estados Unidos, México e Suíça, anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para a construção do primeiro data center de Inteligência Artificial (IA) da América Latina.
O empreendimento, que será instalado em Maringá, no estado do Paraná, ocupará uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ao lado do aeroporto da cidade.
Este data center promete ser um dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil, com o objetivo de atender à demanda por soluções baseadas em IA, computação em nuvem e processamento de dados.
Apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios em termos de infraestrutura, especialmente no que se refere à equiparação de custos e à segurança digital. De acordo com a RT-One, essa lacuna será preenchida com a construção do data center em Maringá, que também terá um foco na segurança cibernética e no processamento avançado de dados.
Fernando Palamone, executivo com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento de tecnologias em mercados globais, será responsável pelas operações do projeto. Com passagens por grandes empresas como Intel, Cisco e IBM, Palamone destacou a importância do Brasil acompanhar o avanço global da IA. “Enquanto outros países investem pesadamente em inteligência artificial, ainda enfrentamos limitações estruturais. Nosso objetivo é fornecer a capacidade computacional necessária para aplicações avançadas de IA em um ambiente seguro e de alto desempenho”, afirmou Palamone.
Além disso, o novo Data Center se beneficiará das condições tributárias diferenciadas da ZPE, o que aumentará sua competitividade no cenário global. A escolha de Maringá para a instalação do centro também se deve à disponibilidade de energia e recursos hídricos essenciais para o funcionamento da operação, que exigirá aproximadamente 400 MW de energia elétrica para TI.
Mais lidas
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarcísio reforça diálogo com EUA para conter tarifas sobre produtos brasileiros
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
Genial/Quaest: Desaprovação de Lula cai para 53% em julho; maioria critica tarifas de Trump
Trump diz que Indonésia terá tarifa de 19% e que EUA terão acesso completo ao país asiático