Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresa europeia de IA corporativa registra 85% da receita no ano que vem em contratos
Publicado 23/10/2025 • 10:09 | Atualizado há 3 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 23/10/2025 • 10:09 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Wikipédia Commons
SAP
O mundo da IA empresarial é dominado por nomes dos EUA, de Microsoft a Salesforce, mas a Europa tem um player importante que está avançando com força neste espaço: a SAP. Em uma entrevista exclusiva ao “Europe Early Edition” da CNBC, o CEO da SAP, Christian Klein, disse que a IA é “a razão número um” pela qual os clientes estão fechando negócios com a firma.
“Depois de fecharmos o 4T, na verdade, 80% a 85% da nossa receita para o próximo ano já está garantida. Portanto, [temos um] bom pipeline para o 4T e, com isso, quando fecharmos o ano, nossos clientes e também nossos investidores podem esperar que haja um resultado muito positivo”, disse ele.
A carteira de pedidos em nuvem (cloud backlog) da SAP subiu 23% no terceiro trimestre, para 18,8 bilhões, disse a empresa em um balanço de resultados publicado na noite de quarta-feira.
“Eu estava bastante otimista na noite passada, e ainda estou otimista, pois o pipeline parece bom”, disse Klein. “Nós temos, de fato, agora o nosso maior trimestre.”
A receita subiu 7%, para 9,08 bilhões de euros (US$ 10,53 bilhões), ligeiramente abaixo das expectativas de 9,15 bilhões de euros, de acordo com os números de consenso compilados pela LSEG. No entanto, a SAP registrou ganhos de 22% em sua receita de nuvem, com Klein citando o aumento da participação de mercado em IA e nuvem de dados como a razão para o salto na receita.
O Deutsche Bank disse que a firma continua sendo uma “principal escolha” (top pick) no setor europeu de tecnologia e software global, no entanto, observou que a SAP está agora orientando para o limite inferior de sua previsão de receita de nuvem de 21,6 bilhões de euros a 21,9 bilhões de euros este ano.
“*Em um ambiente de ciclos de negócios que se alongam e adiamentos (pushouts) … a SAP continua a executar muito bem, em nossa opinião, mesmo que os atrasos no fechamento de negócios tenham levado a empresa a guiar para o limite inferior de sua faixa de crescimento de receita de Nuvem para o AF25”, disseram analistas do Deutsche Bank em nota liderada por Johannes Schaller.
As ações da SAP estavam inicialmente 2% mais altas no início da sessão de negociação na quinta-feira, mas depois reduziram os ganhos para operar em queda de 2,5%. A ação caiu 3% no acumulado do ano.
Saiba mais:
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
A SAP se tornou brevemente a empresa mais valiosa da Europa em março, aproveitando os tailwinds de entusiasmo e ganhos no mercado de ações alemão.
A União Europeia tem enfrentado críticas por sua abordagem legislativa à IA, com algumas empresas pedindo desregulamentação em um esforço para alcançar a corrida global de IA. Klein disse não ter certeza se o bloco está adotando a estratégia certa em comparação com a abordagem dos EUA de: “dê-me sua IA, vamos testá-la, vamos refiná-la, vamos otimizá-la ao longo do tempo.”
O diretor executivo disse estar laser-focused em criar valor, explicando que isso é “100%” o que os clientes estão buscando. Isso ecoa a mensagem de outras firmas e investidores de IA na Europa, visto que os EUA e a China dominam atualmente o treinamento de modelos de linguagem de grande escala, que é a infraestrutura necessária para a IA. No entanto, o sentimento geral é que a Europa tem chance de ser líder em colocá-la em uso.
O treinamento de modelos de linguagem de grande escala agora é uma “commodity”, disse Klein, acrescentando que espera que a aplicação da IA se torne uma prioridade crescente para as empresas e que a aposta da SAP nisso se refletirá no preço de suas ações no futuro.
“*É super importante que não estejamos apenas vendendo para um hype, mas que vejamos adoção real”, disse Klein.
A SAP tem alguma exposição à China por meio de parcerias que permitem que ela trabalhe “na China, para a China”, devido às tensões geopolíticas, observou Klein. A velocidade de desenvolvimento de IA, a baixa regulamentação e o pool de talentos do país tornam-no difícil de ser ignorado, disse ele.
A empresa oferece soluções de nuvem, despesas, e gestão de cadeia de suprimentos e análise para corporações. Ela passou por uma grande reestruturação em 2024 e pivotou em direção a serviços de IA, que agora estão sendo usados em áreas como finanças e supplier sourcing.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual