Chip Nvidia

CNBC Nvidia pode ser sua própria inimiga? Ações caem após resultados do terceiro trimestre

Energia

Empregos verdes: 5 carreiras de alto salário e baixo estresse em demanda nos EUA

Publicado 12/11/2024 • 12:56 | Atualizado há 6 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Alguns empregos de alta remuneração são considerados menos estressantes e estão concentrados nas áreas de sustentabilidade e tecnologia verde, que devem crescer com a demanda por soluções ecológicas.
  • Entre as carreiras com baixos níveis de estresse e bons salários estão: engenheiro ambiental, cientista de sensoriamento remoto, economista ambiental, especialista em recursos hídricos e engenheiro de sistemas de energia solar.
  • Esses profissionais lidam com temas como conservação de recursos, poluição e eficiência energética, e geralmente precisam de formação superior e conhecimentos técnicos específicos.
Imagem de uma pessoa com um tripé perto de painéis de energia solar

Imagem de uma pessoa com um tripé perto de painéis de energia solar

Pexels

Trabalhos com altos salários geralmente estão associados a maior pressão. No entanto, existem empregos bem remunerados que são considerados menos estressantes.

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos tem uma classificação de quase 900 profissões pelos níveis de estresse aos quais os trabalhadores são submetidos (entre os piores, estão a de atendente de fast food e funcionários de abatedouros, entre os mais brandos, há veterinários e dentistas).

Segundo Julia Pollak, economista-chefe da ZipRecruiter nos EUA, muitos desses empregos de baixo estresse e alta remuneração estão no setor de sustentabilidade.

“A longo prazo, áreas como sustentabilidade e tecnologia verde estão preparadas para um crescimento estrutural significativo, impulsionado por mudanças nas prioridades dos consumidores em direção a opções ecológicas, incentivos políticos para energia limpa e avanços tecnológicos rápidos”, afirma Pollak.

Empregos verdes em alta demanda

Alguns empregos verdes, como instaladores de painéis solares e técnicos de turbinas eólicas, estão entre os que mais crescem e devem continuar crescendo nos próximos anos.

Veja seguir, cinco empregos verdes em alta demanda que pagam um salário anual médio superior a US$ 8 mil (R$ 46 mil) e apresentam um nível de tolerância ao estresse relativamente baixo:

  • Engenheiro ambiental: Engenheiros ambientais utilizam matemática e ciência para desenvolver soluções que protegem o meio ambiente e a saúde pública. Eles trabalham em projetos como melhoria da qualidade da água, gestão de resíduos e controle da poluição. Este trabalho geralmente requer bacharelado, conhecimento de regulamentações ambientais e proficiência com software de modelagem e design.
  • Cientista ou tecnólogo de sensoriamento remoto: Esses profissionais coletam e analisam dados de aeronaves ou satélites para resolver problemas em áreas como planejamento urbano, segurança nacional e gestão de recursos naturais. A maioria das posições exige pós-graduação.
  • Economista ambiental: Esses economistas pesquisam temas como uso de combustíveis alternativos, conservação do solo e poluição, escrevem artigos acadêmicos correspondentes e avaliam os custos e benefícios de políticas e regulamentos ambientais.
  • Especialista em recursos hídricos: Também conhecidos como planejadores de recursos hídricos, esses especialistas projetam e ajudam a implementar programas para melhorar os esforços de conservação de água e fornecer água limpa e segura para diferentes comunidades. A maioria das posições exige bacharelado e habilidades técnicas, incluindo análise de dados e experiência com diferentes sistemas de software.
  • Engenheiro de sistemas de energia solar: Esses engenheiros projetam, desenvolvem e gerenciam equipamentos e sistemas que captam a energia solar para criar energia limpa. Eles são os responsáveis por descobrir como posicionar painéis solares para máxima eficiência e conectá-los à rede ou a sistemas de bateria. Este trabalho geralmente requer bacharelado, conhecimento de sistemas fotovoltaicos e experiência com software de design e simulação. 

MAIS EM Energia