CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Energia

Líbia concede suas primeiras concessões de petróleo em 17 anos; Repsol está entre as beneficiadas

Publicado 11/02/2026 • 13:00 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • A Líbia encerrou um hiato de 17 anos ao conceder blocos de petróleo para gigantes globais como Chevron, Repsol, BP, Eni e Qatar Energy.
  • Apenas cinco das 20 áreas ofertadas foram arrematadas, restando 15 blocos que passarão por novas negociações técnicas pela estatal NOC.
  • O país busca elevar a produção de 1,5 milhão para 2 milhões de barris diários, aproveitando as maiores reservas de petróleo bruto da África.

A Líbia, que detém as maiores reservas de petróleo bruto da África, anunciou na quarta-feira (11) a adjudicação de blocos petrolíferos a empresas estrangeiras pela primeira vez em mais de 17 anos, incluindo o grupo espanhol Repsol.

Trata-se da “primeira licitação internacional em 17 anos”, que marca “o retorno da confiança e a retomada do trabalho institucional” em um dos setores mais importantes do país após um longo período de estagnação, afirmou Masud Suleiman, diretor da estatal NOC.

Contudo, apenas cinco concessões — a maioria offshore — foram adjudicadas das 20 oferecidas inicialmente, e serão exploradas e desenvolvidas em colaboração com a NOC. Entre as empresas selecionadas está a norte-americana Chevron, que retorna ao país com uma concessão na bacia de Sirte, uma zona controlada pelo marechal Khalifa Haftar.

Outras três concessões foram outorgadas a consórcios: um formado pela Repsol e a britânica BP; outro pela italiana Eni e Qatar Energy; e um terceiro pela Repsol, a turca Turkish Petroleum e a húngara Mol Group.

Leia também: Brasil está entre os maiores do petróleo? Veja ranking das maiores reservas

A empresa nigeriana Aiteo obteve a quinta concessão.

Suleiman sublinhou que estes anúncios não são meramente técnicos, mas parte de um plano de “crescimento, retorno à normalidade e construção de um futuro baseado no trabalho institucional”.

Em relação aos 15 blocos não adjudicados, foi anunciada a criação de um comitê técnico para negociar com possíveis candidatos e “melhorar as condições” contratuais.

A Líbia, com reservas estimadas em 48,4 bilhões de barris, as maiores do continente, produz atualmente cerca de 1,5 milhão de barris diários, mas aspira elevar a cifra para 2 milhões.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia

;