CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Energia

Rede elétrica dos EUA enfrenta crise com avanço da IA e crescimento de data centers

Publicado 09/07/2025 • 14:24 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A maior rede elétrica dos Estados Unidos, a PJM Interconnection, que atende cerca de 67 milhões de pessoas em 13 estados, enfrenta uma pressão crescente diante da explosão no consumo de energia por parte de data centers e tecnologias de inteligência artificial.
  • Segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias, a demanda está superando a capacidade de construção de novas usinas, o que pode elevar as contas de eletricidade em mais de 20% neste verão em algumas áreas atendidas pela rede.
A antiga usina nuclear de Three Mile Island em Londonderry Township, Pensilvânia, EUA, 25 de junho de 2025.

REUTERS/Eduardo Munoz/File Photo

A antiga usina nuclear de Three Mile Island em Londonderry Township, Pensilvânia, EUA, 25 de junho de 2025.

A maior rede elétrica dos Estados Unidos, a PJM Interconnection, que atende cerca de 67 milhões de pessoas em 13 estados, enfrenta uma pressão crescente diante da explosão no consumo de energia por parte de data centers e tecnologias de inteligência artificial. As informações são da Reuters.

Segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias, a demanda está superando a capacidade de construção de novas usinas, o que pode elevar as contas de eletricidade em mais de 20% neste verão em algumas áreas atendidas pela rede.

Leia também:

O boom dos data centers de IA não vai à falência, mas a ‘pausa’ é uma tendência nas grandes empresas de tecnologia

Amazon investirá US$ 10 bilhões em data centers para expansão de IA

Custos de data centers podem cair no colo do consumidor, alertam especialistas

“A crise de oferta e demanda foi causada em grande parte por fatores fora do nosso controle”, afirmou o porta-voz da PJM, Jeffrey Shields, citando políticas estaduais que levaram ao fechamento antecipado de usinas a combustíveis fósseis e o crescimento acelerado de centros de dados, especialmente no norte da Virgínia. “Neste momento, precisamos de cada megawatt que pudermos obter”, completou.

A tensão aumentou com a disparada nos preços do leilão anual de capacidade da PJM, que subiram mais de 800% no último ano. Esses leilões definem a tarifa paga a geradores de energia para garantir o fornecimento em momentos críticos, como nos dias mais quentes ou mais frios do ano.

O impacto recai diretamente sobre os consumidores. Diante disso, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, chegou a ameaçar retirar o estado, um dos principais exportadores de energia do país, da rede. “Precisamos de agilidade da PJM, precisamos de transparência da PJM e precisamos manter os custos do consumidor baixos”, disse à Reuters.

A própria governança da PJM também foi abalada. O CEO, Manu Asthana, anunciou que deixará o cargo no fim do ano, enquanto o presidente do conselho e outro membro foram removidos. A rede tenta conter os danos com medidas como a realização de leilões semestrais e o estabelecimento de um teto de US$ 325 por megawatt-dia.

Ainda assim, projetos para adicionar cerca de 46 gigawatts à rede estão travados por entraves locais, problemas de financiamento e atrasos na cadeia de suprimentos. Enquanto isso, apenas em 2024, foram adicionados cerca de 5 gigawatts, menos que redes menores na Califórnia e no Texas.

A projeção da própria PJM é de que, até 2030, o aumento na demanda alcance 32 gigawatts, quase inteiramente puxado por data centers. Mesmo projetos acelerados, como a reativação da usina nuclear Three Mile Island, contratada pela Microsoft, só devem entrar em operação a partir de 2027.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia