Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
COP30: 83% da economia global estão comprometidos em zerar emissões, aponta relatório da ONU
Publicado 03/11/2025 • 10:03 | Atualizado há 6 horas
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 mantém alta e ultrapassa 150 mil pontos pela primeira vez
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 03/11/2025 • 10:03 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Pixabay
Dados mostram que 83% da economia global já está coberta por compromissos de neutralidade de carbono, resultado direto dos avanços do Acordo de Paris, segundo o relatório Integrity Matters: Winning the Future, apresentado nesta segunda-feira (3) ao secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos C40, no Rio de Janeiro, que antecede a COP30.
Segundo a presidente do Grupo de Especialistas de Alto Nível da ONU (HLEG), Catherine McKenna, o mundo entrou na “década de entrega” para cumprir as promessas de emissões líquidas zero. “Os ganhos duramente conquistados na última década são reais”, disse McKenna. “Dez anos atrás, o mundo estava caminhando para 4 a 5 °C de aquecimento; agora, dobramos a curva para mais perto de 2,5 °C. Não é onde precisamos estar, mas mostra o que é possível.”
Mesmo diante de um cenário político incerto, o relatório aponta que a maioria dos atores não estatais (como empresas, investidores e governos locais) continua avançando em seus compromissos climáticos, impulsionados por padrões voluntários confiáveis e por políticas nacionais voltadas à transição energética.
Nas cidades da rede C40 (97 metrópoles globais que colaboram para combater a crise climática, incluindo megacidades como Tóquio, Nova York e Delhi, além de outras cidades líderes em inovação climática. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador) as emissões caíram 7,5%, cinco vezes mais que a média global, segundo McKenna.
“Quase dois terços das maiores empresas do mundo já têm metas líquidas zero, e essa tendência segue crescendo em todas as regiões, inclusive nos Estados Unidos. Embora a integridade das metas continue sendo uma questão significativa, padrões confiáveis estão gerando resultados reais”, disse.
A presidente do grupo também criticou o comportamento das empresas de combustíveis fósseis, que, segundo ela, “seguem como valores discrepantes claros”.
“Essas companhias, apoiadas por muitos governos e instituições financeiras, estão obtendo lucros recordes e usando-os para recompensar acionistas enquanto investem quase nada em energia limpa, promovendo falsas soluções para atrasar a transição e demitindo trabalhadores enquanto automatizam a produção”, afirmou.
O relatório destaca que o avanço das energias renováveis vem superando as expectativas. Em 2024, um em cada cinco carros novos vendidos era elétrico, contra um em cada cem em 2015. Já o investimento global em energia limpa deve atingir cerca de US$ 2,2 trilhões neste ano, o dobro do montante destinado aos combustíveis fósseis.
Para McKenna, os próximos dez anos serão decisivos: “Sabemos o que funciona, sabemos o que está em jogo, e a próxima década decidirá se venceremos o futuro. A escolha racional é cumprir os compromissos de emissões líquidas zero com integridade e acelerar a ação climática.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
Raízen aprova reorganização bilionária para consolidar operações de bioenergia
5
Renault vende 26% da operação brasileira à chinesa Geely e vai ampliar produção de elétricos no país