Estapar reverte prejuízo na base anual e aposta na inovação para crescer
Publicado 20/03/2025 • 18:25 | Atualizado há 18 horas
EXCLUSIVO: CEOs da Nvidia e da Cisco falam sobre a disputa pela liderança global em inteligência artificial
Banco da Inglaterra mantém juros e alerta para incerteza global
Tradicional na NBA, Boston Celtics é adquirido por executivo de private equity por US$ 6,1 bi
Maior fundo soberano do mundo investe R$ 3,9 bilhões em Covent Garden, em Londres
CEO da Nvidia diz que estava errado sobre a computação quântica e ficou surpreso com o impacto negativo nas ações
Publicado 20/03/2025 • 18:25 | Atualizado há 18 horas
KEY POINTS
A Estapar, empresa de soluções de estacionamento, divulgou recentemente seu balanço financeiro de 2024 e registrou uma redução expressiva de 87,2% no prejuízo líquido em relação ao ano anterior.
Segundo Daniel Soraggi, CFO da empresa, a Estapar vive um momento especial após um ano de crescimento significativo.
“Divulgamos o nosso balanço anteontem, está super quente a informação, e um balanço bom, que mostrou um ano fantástico que a empresa fez, de crescimento de todos os seus sinais vitais: da receita, dos resultados operacionais e, principalmente, da reversão do prejuízo”, afirmou Soraggi durante entrevista ao jornal Money Times, do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC.
Ele explica que a pandemia trouxe impactos severos ao setor de mobilidade, afetando diretamente os resultados da empresa. No entanto, um trabalho estratégico permitiu essa recuperação.
“Com um trabalho de estratégia comercial, de execução e de alocação de capital, conseguimos não só melhorar a empresa, crescer e melhorar o prejuízo, como também melhorar a alavancagem e os índices de retorno.”
Além da operação tradicional de estacionamentos, a Estapar gerencia a Zona Azul de São Paulo e aposta cada vez mais na digitalização. O aplicativo Zul+ tem sido um grande diferencial da empresa.
“O Zul é um canal de vendas, nosso aplicativo, onde vendemos todos os produtos da Estapar: Zona Azul de São Paulo, reserva de vagas e, mais recentemente, débitos veiculares e seguros”, destacou Soraggi.
A operação da Zona Azul envolve mais de 300 colaboradores e apresentou um crescimento expressivo em 2024.
“Assim como toda a empresa, colhemos ótimos resultados em 2024, crescemos na casa de 20% na comparação ano contra ano.”
A empresa também se posiciona como Autotech, apostando na inovação para oferecer mais comodidade aos clientes. O aplicativo Zul já permite que motoristas paguem o IPVA parcelado em até 12 vezes.
“A empresa está passando por um processo de transformação digital genuíno. No ano de 2024, apenas as receitas relacionadas à autotech atingiram R$ 30 milhões, um crescimento de mais de 50% em comparação com 2023”, disse Soraggi.
A Estapar também vem investindo em infraestrutura para veículos elétricos, por meio da Zletric, maior rede de recarga do Brasil, com mil pontos distribuídos em todas as regiões do país.
“É uma tese de investimento que a gente gosta muito. O mercado de eletromobilidade já é uma realidade em países como China, Estados Unidos e Europa. No Brasil, ainda representa cerca de 3% da frota, mas está crescendo rapidamente”, explicou Soradi.
Em 2024, a Zletric alcançou R$ 6 milhões em receita, e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.
“Existe uma demanda necessária para a recarga desses veículos, e nós pensamos nesse negócio dentro do nosso ecossistema de mobilidade. Pretendemos ser protagonistas nessa transformação”, completou.
Mesmo com os avanços na digitalização e na eletromobilidade, a Estapar segue enfrentando desafios operacionais, especialmente devido ao alto custo de terrenos nas grandes cidades.
“A maior parte do nosso negócio é de locação, mas temos algumas operações onde somos proprietários das vagas”, revelou Soraggi.
A empresa também monitora atentamente o cenário econômico. “Como empresa pública, com um balanço de R$ 2,5 bilhões, acompanhamos de perto as condições macroeconômicas. Uma taxa de juros mais alta afeta decisões de crescimento e investimento, mas sempre mantemos o foco na saúde financeira e no crescimento sustentável”, afirmou.
Por fim, Soradi ressaltou que a operação da Estapar exige uma gestão cuidadosa para manter a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes.
“Fazemos isso há 43 anos, e para garantir um serviço confiável, investimos em processos, governança e tecnologia. Nosso trabalho é receber bem o cliente, e é assim que continuamos crescendo”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Tradicional na NBA, Boston Celtics é adquirido por executivo de private equity por US$ 6,1 bi
Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT
Maior fundo soberano do mundo investe R$ 3,9 bilhões em Covent Garden, em Londres
Congresso aprova Orçamento de 2025 com teto de gastos de R$ 2,2 trilhões
Cemig registra lucro líquido de R$ 998 milhões no 4º trimestre, queda de 47,1% em 1 ano