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Fabricante de ketchup Kraft Heinz investe US$ 3 bilhões para modernizar produção nos EUA
Publicado 14/05/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 14/05/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Kraft Heinz.
Divulgação Kraft Heinz.
A Kraft Heinz está investindo US$ 3 bilhões para modernizar suas fábricas nos Estados Unidos, o maior aporte do tipo em uma década, mesmo em meio a um ambiente desafiador, com executivos apontando que o sentimento do consumidor está em seu segundo ponto mais baixo em 70 anos. A empresa também cortou suas projeções de vendas e lucro.
Segundo Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz na América do Norte, o investimento foi impulsionado em parte pelas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Em entrevista à Reuters, ele explicou que as atualizações vão tornar as fábricas mais eficientes, reduzindo custos e ajudando a mitigar o impacto das tarifas.
Além disso, a modernização permitirá à empresa criar e lançar novos produtos com mais agilidade, disse Navio.
A Kraft Heinz fabrica, em 30 unidades nos EUA, produtos como o ketchup líder de mercado, o macarrão com queijo Kraft e o cream cheese Philadelphia. No mês passado, a companhia informou a analistas de Wall Street que as tarifas estavam elevando seus custos e que o consumo vinha caindo devido à incerteza econômica.
Ainda assim, a empresa decidiu seguir com o investimento agora para proteger sua fatia de mercado.
“Isso vai além da mera eficiência ou da resposta aos desafios tarifários atuais”, afirmou Navio. “Esse é um investimento para garantir a capacidade de produzir alimentos a longo prazo.”
A Kraft Heinz enfrenta atualmente tarifas sobre importações como o café, após a implementação, no mês passado, de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos importados. No entanto, segundo um porta-voz, as importações da China, alvo de tarifas mais severas, representam uma parcela insignificante dos negócios da companhia.
Responsável também pela marca de café Maxwell House, a Kraft Heinz solicitou aos fornecedores um aviso prévio de 60 dias antes da aplicação de quaisquer aumentos de preços.
De acordo com Navio, quase todos os produtos vendidos pela Kraft Heinz nos Estados Unidos são fabricados internamente. A empresa cultiva, por exemplo, seus próprios tomates na Califórnia e batatas em Idaho. Parte dessa produção é exportada para o Canadá.
O investimento deverá gerar cerca de 3.500 empregos temporários na construção civil nas localidades onde estão as fábricas. A empresa, no entanto, não prevê a necessidade de ampliar seu quadro de funcionários fixos.
Outras grandes empresas também anunciaram investimentos semelhantes nas últimas semanas, como a fabricante de lenços de papel Kimberly-Clark e a cervejaria Anheuser-Busch InBev.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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