Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FecomercioSP espera por crescimento de 4,8% no faturamento do setor pelo Dia dos Namorados
Publicado 02/06/2025 • 17:30 | Atualizado há 4 meses
Trump oficializa acordo com o Tik Tok avaliado em US$ 14 bilhões
Ações da H&M sobem 10% após vendas superarem expectativas no terceiro trimestre
Roche quer estar entre as três maiores do mercado de obesidade até 2030
Rendimento do tesouro americano de 10 anos sobe após dados de emprego sólidos e revisão do PIB
Nscale, empresa britânica de IA, faz captação bilionária para implantar centros de dados com participação da Nvidia
Publicado 02/06/2025 • 17:30 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
FecomercioSP espera por crescimento de 4,8% no faturamento do comércio pelo dia dos namorados.
Pixabay.
Pelas projeções da Federação do Comércio (FecomercioSP), o faturamento do setor deve ganhar em junho um incremento da ordem de 4,8% por conta das vendas esperadas para o Dia dos Namorados. A comparação é com o faturamento das vendas feitas na mesma dada comemorativa no ano passado.
Os segmentos que deverão se destacar na preferência dos casais, de acordo com a entidade, serão os de roupas e acessórios, farmácias e perfumarias aqueles que comercializam itens eletroeletrônicos. O Dia dos Namorados, para o faturamento do comércio varejista, está entre as três principais datas comemorativas, perdendo para o Dia das Mães e Natal.
Na análise da federação, o desempenho poderia ser melhor se não fosse a inflação no setor de serviços, que tem corroído parte da renda das famílias destinada ao consumo, e os juros altos, que afetam o crédito a médio e longo prazos. De acordo com a entidade, 69,2% das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) estão endividadas e 19,3% estão inadimplentes.
“Essa projeção ainda encontra o seu limite no quanto as pessoas terão condições de parcelar as compras, uma vez que os segmentos mais procurados para a ocasião apresentam tíquetes médios relativamente altos”, avaliam os economistas da FecomercioSP.
Leia também:
SP: Quase 87% dos consumidores voltam para a inadimplência
Para a entidade, o segmento que mais vai se beneficiar pela alta das vendas no Dia dos Namorados será o de vestuário, acessórios e calçados, com expansão de 9,3%, com receitas brutas de quase R$ 10,3 bilhões no mês.
“Além do aumento na procura por roupas – bastante comum -, há ainda a base fraca de comparação estatística do ano passado, quando a atividade não teve um bom desempenho”, preveem os analistas da entidade.
Na sequência, surgem as farmácias e perfumarias, com faturamento de R$ 12,3 bilhões, uma expansão de 8%. O segmento tem a vantagem de poder realizar ações de marketing e campanhas promocionais com mais capacidade de influenciar a decisão de compra dos casais.
As atividades de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamento vão incrementar suas receitas em 6,9%, enquanto as lojas de móveis e decoração vão subir 4,9%. Supermercados, por fim, sentirão algum impacto da data graças a produtos como chocolates, vinhos e flores.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade
EXCLUSIVO: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição
Austrália pode incluir WhatsApp, Discord e Roblox na proibição de redes sociais para menores de 16 anos
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
Leilões de imóveis oferecem descontos de até 52%, mas investidores devem ter cautela