Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FecomercioSP espera por crescimento de 4,8% no faturamento do setor pelo Dia dos Namorados
Publicado 02/06/2025 • 17:30 | Atualizado há 5 meses
Publicado 02/06/2025 • 17:30 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
FecomercioSP espera por crescimento de 4,8% no faturamento do comércio pelo dia dos namorados.
Pixabay.
Pelas projeções da Federação do Comércio (FecomercioSP), o faturamento do setor deve ganhar em junho um incremento da ordem de 4,8% por conta das vendas esperadas para o Dia dos Namorados. A comparação é com o faturamento das vendas feitas na mesma dada comemorativa no ano passado.
Os segmentos que deverão se destacar na preferência dos casais, de acordo com a entidade, serão os de roupas e acessórios, farmácias e perfumarias aqueles que comercializam itens eletroeletrônicos. O Dia dos Namorados, para o faturamento do comércio varejista, está entre as três principais datas comemorativas, perdendo para o Dia das Mães e Natal.
Na análise da federação, o desempenho poderia ser melhor se não fosse a inflação no setor de serviços, que tem corroído parte da renda das famílias destinada ao consumo, e os juros altos, que afetam o crédito a médio e longo prazos. De acordo com a entidade, 69,2% das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) estão endividadas e 19,3% estão inadimplentes.
“Essa projeção ainda encontra o seu limite no quanto as pessoas terão condições de parcelar as compras, uma vez que os segmentos mais procurados para a ocasião apresentam tíquetes médios relativamente altos”, avaliam os economistas da FecomercioSP.
Leia também:
SP: Quase 87% dos consumidores voltam para a inadimplência
Para a entidade, o segmento que mais vai se beneficiar pela alta das vendas no Dia dos Namorados será o de vestuário, acessórios e calçados, com expansão de 9,3%, com receitas brutas de quase R$ 10,3 bilhões no mês.
“Além do aumento na procura por roupas – bastante comum -, há ainda a base fraca de comparação estatística do ano passado, quando a atividade não teve um bom desempenho”, preveem os analistas da entidade.
Na sequência, surgem as farmácias e perfumarias, com faturamento de R$ 12,3 bilhões, uma expansão de 8%. O segmento tem a vantagem de poder realizar ações de marketing e campanhas promocionais com mais capacidade de influenciar a decisão de compra dos casais.
As atividades de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamento vão incrementar suas receitas em 6,9%, enquanto as lojas de móveis e decoração vão subir 4,9%. Supermercados, por fim, sentirão algum impacto da data graças a produtos como chocolates, vinhos e flores.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
3
Cartões passam a ter obrigação de garantir o pagamento de clientes em caso de falhas
4
Mauro Vieira negocia acordo UE-Mercosul com França antes de possível encontro com Rubio para tratar do tarifaço
5
O que é demissão silenciosa e por que ela pode explicar decisão do Nubank de exigir presença no escritório