CNBC
Trader trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 15 de abril de 2025.

CNBC Por que os mercados globais ignoram os ataques dos EUA ao Irã

Empresas & Negócios

Flixbus, da Alemanha, adapta negócio para oferecer viagens de ônibus no Brasil

Publicado 19/12/2024 • 17:19 | Atualizado há 6 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Flixbus está ganhando espaço no mercado brasileiro desde sua chegada em dezembro de 2021.
  • De origem alemã, empresa já conecta mais de 100 cidades em 15 estados brasileiros, com uma operação que ultrapassa 3 milhões de quilômetros por mês.
  • Sobre os desafios no Brasil, CEO comentou que as condições das estradas e as exigências regulatórias são pontos que diferem do modelo europeu.

A Flixbus, empresa de transporte rodoviário de origem alemã, está ganhando espaço no mercado brasileiro desde sua chegada em dezembro de 2021.

Segundo o CEO Edson Lopes, as condições das estradas e as exigências regulatórias são pontos que diferem do modelo europeu.

“Aqui, a infraestrutura é mais limitada, o que aumenta os custos de manutenção, mas estamos aprendendo a nos adaptar. Além disso, há uma concentração nos terminais rodoviários, enquanto na Europa conseguimos oferecer maior flexibilidade de embarque e desembarque”, afirmou.

Apesar disso, ele vê o mercado brasileiro com grande potencial. “O transporte rodoviário está se tornando cada vez mais digital, e estamos comprometidos em melhorar a experiência do cliente, com ferramentas modernas e atendimento ágil.”

A proposta da empresa é combinar preços acessíveis, tecnologia avançada e sustentabilidade, aproveitando a crescente demanda por alternativas ao transporte aéreo, especialmente devido às tarifas mais altas no setor.

“Nosso objetivo é oferecer viagens mais baratas e acessíveis, sem abrir mão da segurança e da eficiência, como já fazemos em mais de 40 países”, destacou Lopes.

A empresa, que opera em parceria com transportadoras locais autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já conecta mais de 100 cidades em 15 estados brasileiros, com uma operação que ultrapassa 3 milhões de quilômetros por mês.

Lopes afirmou que o modelo da Flixbus une tecnologia e logística para oferecer passagens a preços competitivos. “Utilizamos inteligência artificial para precificação dinâmica, o que nos permite ajustar os preços de acordo com a demanda, como ocorre nas companhias aéreas. Além disso, vendemos passagens com antecedência, o que ajuda a reduzir os custos operacionais”, disse.

Lopes ainda destacou que a Flixbus mantém um canal de comunicação aberto com os passageiros, respondendo prontamente às demandas e reclamações.

“Sabemos que o transporte rodoviário lida com expectativas altas, seja pela pressa ou pela ansiedade dos passageiros, e estamos aqui para garantir uma experiência positiva. Por isso, fomos indicados ao prêmio Reclame Aqui pelo terceiro ano consecutivo”, concluiu o CEO.

Com a alta demanda esperada para o período de festas, a empresa projeta um aumento significativo no volume de passageiros, reforçando sua posição no mercado brasileiro.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios